Avançar para o conteúdo principal
A carregar Eventos
Luís de Freitas Branco
Duração aprox. 1h
Este evento já decorreu

Datas / horários

26 de abril 2020 | 17:00

Solistas de Lisboa

QUARTETOS DE CORDAS

À semelhança das trinta e duas sonatas para piano, os dezasseis quartetos de cordas de Beethoven acompanham toda a carreira do compositor; mas se as sonatas foram compostas a um ritmo regular, os quartetos para cordas concentraram-se em três momentos sucessivos, correspondendo a épocas diferentes da sua evolução criadora. E é sem dúvida neste género definido e tão brilhantemente ilustrado por Mozart e principalmente por Haydn, que Beethoven se afirma mais, quer como herdeiro, quer como inovador absoluto. Com efeito, se os seis quartetos do op. 18, obra de um jovem músico (1798-1800), ainda são muito marcados pela influência dos seus ilustres antecessores, os cinco quartetos seguintes, todos compostos entre 1806 e 1811 – os n.°7, 8 e 9 do op. 59, (ditos Razumovsky), o n.°10 op. 74 (dito As Harpas) e o n.°11 op. 95 –, mais ou menos na mesma época das suas obras de rutura que são a Sinfonia Heróica e as sonatas para piano Waldstein e Appassionata, ou a 5.a Sinfonia, testemunham uma vontade impressionante de renovação, tanto na condução dos desenvolvimentos e na utilização do ritmo, que se torna um material autónomo, como na própria escrita, que por vezes transgride a técnica até então utilizada para os instrumentos de cordas. Decorrem ainda doze anos durante os quais o compositor se concentra sobretudo no piano – é a época das cinco últimas sonatas, do op. 101 ao op. 111, em que Beethoven questiona as formas até as romper, fundando uma espécie de nova linguagem –, antes de voltar, a partir de 1822, ao quarteto de cordas. Sucedem-se então os op. 127, 130, 131, 133 (Grande Fuga) e 135, obras visionárias, de dimensões muitas vezes monumentais e que foram, facto que não é de admirar, profundamente incompreendidas na sua época.

Idades

Maiores de 6 anos

Ficha Técnica

Solistas de Lisboa

Programa:
L. v. Beethoven Quarteto para Cordas n.º 13, em Si bemol maior, op. 130
L. v. Beethoven Grande Fuga, para Quarteto de Cordas, em Si bemol maior, op. 133

Preços e Descontos

Nota: Sem lugares marcados

Descontos

Público Geral 10% de desconto na compra de 3 concertos ou mais e para bilhetes com valor superior a 8€. (exclusivo na Bilheteira CCB)

Definições de Cookies

O CCB pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.
Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.
Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.

Cookies Necessários Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Cookies Funcionais Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Cookies Publicitários Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.