Datas / horários
17 dezembro de 2022 17:00 às 18:30 na Sala Luís Freitas Branco
Sessão 1
5 novembro
Callas, Karajan, Verdi e o que se lhe segue
O aparecimento de Maria Callas na cena musical operou uma mudança radical na relação de proximidade entre o músico/cantor e o ator. A diferença estabelecida por Callas na apropriação dramática dos personagens operáticos é audível em todos os seus registos. O rigor de Karajan em relação a um repertório que «sofria» de uma tradição duvidosa (e preguiçosa) veio trazer à ópera italiana uma nova vitalidade e Callas foi uma das primeiras a aperceber-se disso.
Sessão 2
19 novembro
Boulez, Chéreau, Wagner – uma santíssima trindade
Na senda de Callas e Karajan inscreve-se a famosa Tetralogia de Bayreuth em 1976/1980. Depois da depuração operada por Wieland Wagner no palco de Bayreuth, era necessária uma direção de atores que correspondesse a uma estética puramente teatral sem concessões canoras. O escândalo foi enorme pois juntou a isso a leitura musical analítica e clara de Boulez. Essas leituras, a cénica e a musical, serão sempre pontos altos da história da interpretação.
Sessão 3
3 dezembro
O século XX não mete medo – Berg, Henze e Boulez
Sofremos, como é sabido, de uma falta de educação musical que se reflete num interesse reduzido no que à música do século XX diz respeito. Enquanto uma certa elite se compraz em exclamações eufóricas sobre literatura ou pintura, a música, desde que não dê a ouvir a relação dominante/tónica, é relegada para um plano inferior. Esta sessão lutará contra essa suposta «dificuldade de audição». Precisamos urgentemente de revitalizar a cultura musical em Portugal.
Sessão 4
17 dezembro
Clara Haskil, Mozart, Böhm e os outros
Há uma forma de interpretar Mozart que parece exigir aos pianistas um som de «meio piano» para entrar dentro do estilo. Clara Haskil, e muitos outros depois dela, prova que o instrumento piano é consentâneo com o período clássico sem ter medo de tocar «forte». Karl Böhm consegue com as suas leituras, e com uma outra aproximação, resultados paralelos e, o que é ainda mais interessante, aproximar Mozart de Richard Strauss.
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Idades
Maiores de 6 anos
Preços e Descontos
Nota: S/ lugares marcados
Descontos
20% para estudantes, mediante apresentação de cartão de estudante ou comprovativo (válido apenas para bilhetes de sessão)