
Datas / horários
Evento Disponível Online
Música
Música de Câmara
Diferenciando-se dos agrupamentos convencionais de música de câmara, o Entre Madeiras Trio apresenta um trabalho pioneiro nesta área. Apresentou-se ao público pela primeira vez, a 11 de maio de 2009, na Sala do Trono do Palácio Nacional da Ajuda, e conta com uma vasta lista de concertos divulgando sempre a música contemporânea a portuguesa. Destaque para o projeto Ligações Contemporâneas, realizado no auditório da Casa Fernando Pessoa (concerto Antena 2) – Concertos mpmp realizados no Palácio Foz, na Casa Dr. Anastácio Gonçalves e na Biblioteca Nacional, para além de concertos realizados no Grande Auditório da ESML, na Fundação Cidade de Lisboa, no Auditório do ISEG (concerto Antena 2), na Galeria Valbom, Palácio Nacional de Mafra, Festival Internacional de Palmela 2016 (FISP), Síntese – XII Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, Temporada de Música de Benavente 2018, entre outros. Adaptando-se aos variadíssimos estilos musicais, a versatilidade do saxofone, oboé e flauta, é a imagem de marca deste agrupamento. O Entre Madeiras Trio conta já com várias estreias de obras de compositores nacionais e residentes em solo português como: Eli Camargo Jr., Sérgio Azevedo, Clotilde Rosa, Christopher Bochamann, Edward Ayres D ´Abreu, Rui Lavos, Nuno da Rocha e Mário Chan, Fábio Cachão, Francisco Cortés-Álvarez, Chen Yihan, Alfredo Teixeira, Ivan Moody.
A 28 de novembro de 2015 o trio lança o seu primeiro CD, composto exclusivamente por obras escritas para o grupo, produzido pelo mpmp.
Em 2019 assinala o seu 10.º aniversário com a criação do I Concurso Internacional de Composição Entre Madeiras Trio – Prémio Clotilde Rosa, assumindo-se como promotor de criação musical e homenageando Clotilde Rosa, referência da música contemporânea portuguesa, cujo aniversário também se celebrava a 11 de maio e cuja ligação extrapolava a proximidade com as partituras.
João Andrade Nunes | Saxofone
Miriam Tallette Cardoso | Flauta
Filipe Pereira Branco | Oboé
Programa
Eli Camargo Jr. (1956) – Lubramix II, música quase um doc
I. Parque das Naus
II. Juke Box (I. Berceuse na Porta do Sol)
Juke Box (II. Blues quasi una codetta)
III. Espichel
Sérgio Azevedo (1968) – Concertino da Camera [estreia mundial]
I. Madrigal
II. Frottola
III. Pastoral
IV. Alla Madrigalesca
Clotilde Rosa (1930-2017) – Wind Trio
Fran Griffin – The Arachnophobia
(obra vencedora do I Concurso Internacional de Composição Entre Madeiras Trio – Prémio Clotilde Rosa)