Dois ovos irmãos: Trambolhões e jigajogas
Espetáculo portátil + Oficina de filosofia | Bernardo Souto e Miguel Amorim
Datas / horários
5 a 7 maio, 2021 (quarta a sexta-feira) 10:00
8 maio, 2021 (sábado) 11:00
12 a 14 maio, 2021 (quarta a sexta-feira) 10:00
15 maio, 2021 (sábado) 11:00
Filosofia
Literatura
Oficina
Dois ovos, nascidos de um urso polar, decidem com Alice apostar, quem mais depressa irá ripostar:
— Qual é coisa qual é ela cai no chão fica amarela?
— És tu! Diz um Humpty Dumpty.
— Não, és tu! Responde Humpty Dumpty dois.
— Isso é uma adivinha? Retruca Alice confusa, nunca tinha feito esgrima!
— Não, é uma rima!
Os dois ovos irmãos desatam a rir que é o mesmo que dizer: Zás! Pum! Ir! Chão!
Estes dois irmãos, ovos ovinhos, saídos do ninho, cantam canções, mastigam palavrões e com os seus corações de dragão, guardados guardadinhos, preparam-se para abrir os nossos iguais. Zás! Pum! Ir! Cima! Vai começar!
OFICINAS DE FILOSOFIA COM RITA PEDRO (PRESENCIAL)
Nunca conversa onde não há sentido, para que lado vais? Se o teu nome tivesse que designar a forma do teu corpo ou se os verbos começassem a ficar orgulhosos, conseguirias continuar a conversa da mesma maneira? Nesta oficina vamos entrar no mundo encantado da Alice e, com muitas rimas, desafiar as palavras a dizer-nos coisas com significados muito diferentes.
Programa inserido no Ciclo Festa de Desaniversário
Festa de Desaniversário toma os clássicos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para cruzar a criação artística para Toda as Infâncias com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…
O ciclo Festa de Desaniversário parte do espetáculo Paradoxos de Alice, do Teatro do Silêncio, para retomarmos e aprofundarmos as relações com a criação artística e a filosofia com crianças, desdobrando a temática para três campos que integram esta programação:
— Novos criadores das Infâncias abre a programação a jovens artistas para que pensem connosco e procurem por si os caminhos de continuidade e mudança do trabalho de programação para todas as infâncias que temos vindo a fazer. Convocámos ainda a cumplicidade de um criador artístico que connosco tenha já cruzado a sua experiência e reflexão nas áreas da criação, da mediação e intervenção artística, cultural e educativa, para apoiar os percursos de Novos Criadores das Infâncias. Nesta temporada será Maria Gil a acompanhar 13 jovens artistas das áreas do teatro, música, vídeo, cenografia, figurinos, ilustração/animação e videojogos nos seus caminhos pela criação que se apresenta no CCB no decorrer do primeiro semestre de 2021, tomando forma de uma instalação e quatro espetáculos portáteis acompanhados por um filósofo que dinamizará, em consequência da sua fruição, uma sessão de pensamento.
— Do Outro Lado do Espelho é a nova rúbrica de programação digital que, decorrendo do universo criativo de Festa de Desaniversário, desdobra-se para um videojogo, um podcast/audiolivro, vídeos making of, entrevistas em vídeo e transmissões ao vivo.
— Encontros-formação é um programa de formação nos campos da filosofia com crianças e literatura e ilustração, em regime online (síncrono e assíncrono) ou presencial, para artistas, educadores, professores, mediadores culturais, alunos de escolas superiores de educação, artes e filosofia, que reúne uma equipa de diferentes geografias.
Arte e filosofia criam, neste contexto programático laboratorial, uma aliança cúmplice para potenciar a experiência artística e a experiência do pensar como simbiótica, conferindo força educativa a si mesma, em todas as idades.
Marcações - Dias úteis
213 612 899 | fabricadasartes@ccb.pt
Idades
3 aos 7 anos
Ficha Técnica
Conceção e interpretação
Bernardo Souto e Miguel Amorim
Figurinos e conceção plástica
Alice Albergaria Borges, Beatriz Bagulho e Madalena Castro
Música original
Cuca Monga
Vídeos e diretos
António Mendes e João Estrada
Acompanhamento à criação
Maria Gil
Oficina de filosofia
Rita Pedro
Preços e Descontos
Apoios
Parceria