Datas / horários
24 de abril 2020 | 21:30
Coro do Teatro Nacional de São Carlos | Orquestra Sinfónica Portuguesa
Foi em 1804 que Beethoven começou a trabalhar naquela que seria a sua única ópera: Fidelio. O projeto consistia numa nova versão da história de Leonore, uma história de amor, marcada por fortes ideais revolucionários, e que encaixava que nem uma luva na personalidade e na ideologia beethoveniana – um jovem nobre, defensor da liberdade, é preso por um usurpador tirânico; uma mulher fiel e corajosa faz-se passar por um homem para salvar o prisioneiro da morte; um ministro faz triunfar a justiça libertando todos os prisioneiros políticos. Nessa altura, Viena tinha acabado de ser ocupada pelas forças napoleónicas e, como é óbvio, uma história destas não iria ser bem vista pelas autoridades, mesmo assim, Beethoven ainda conseguiu que a ópera fosse apresentada algumas vezes. Contudo, só em 1814, e após uma substancial revisão da ópera, é que a mesma teve condições para ser recebida com o sucesso de que ainda hoje é alvo.
Nestes Dias da Música em Belém dedicados aos 250 anos de Beethoven, não poderia faltar a apresentação desta ópera, justamente quando o Festival decorre no fim de semana do 25 de Abril, pelo que esta ópera será uma bela maneira para celebrarmos a Liberdade. Para isso, reunimos um elenco de exceção, a que juntamos a narração, a cargo da atriz Leonor Seixas e, porque estamos a falar de uma das óperas mais exigentes do repertório, vamos contar com as forças da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro. – André Cunhal Leal
Idades
Maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Direção musical Joana Carneiro
Narradora Leonor Seixas
Leonore Ingela Brimberg
Fidelio Stephen Gould
Marzelinne Sandra Medeiros
Jacquino Marco Alves dos Santos
Don Pizarro Sebastian Holececk
Don Fernando Luís Rodrigues
Rocco Nikolay Didenko
Dois prisioneiros Carlos Monteiro e João Merino
Programa:
L. v. Beethoven Fidelio, op. 72
Ópera em dois atos com libreto de Joseph Friedrich Sonnleithner, Stephan von Breuning e Georg Friedrich Treitschke, segundo o libreto original de Jean-Nicolas Bouilly, Léonore ou l’amour conjugal.
Descontos
Público Geral 10% de desconto na compra de 3 concertos ou mais e para bilhetes com valor superior a 8€. (exclusivo na Bilheteira CCB)