Coro do Teatro Nacional de São Carlos e Orquestra Sinfónica Portuguesa
La Passion de Simone | A Paixão de Simone
Datas / horários
9 de maio 2021 11:00
Música
Este concerto passará a realizar-se na Sala Principal do Teatro Nacional de São Carlos, no mesmo dia (9 de maio) e à mesma hora (11:00), deverá trocar os seus bilhetes por lugares correspondentes na bilheteira do Teatro São Carlos, a partir do final de abril.
Para mais informações, entre em contato com a nossa bilheteira através do e-mail bilheteiraccb@ccb.pt ou pelo número de telefone 213 612 400 (entre as 13:00 e as 19:00).
Muito obrigado pela compreensão.
Estreada em 2006, La Passion de Simone é uma extraordinária obra de Kaija Saariaho, uma das mais notáveis criadoras musicais contemporâneas. Nascida em 1952, a compositora finlandesa inspirou-se na figura de Simone Weil, escritora fulcral na sua formação intelectual.
- A forma da obra, estruturada em 15 estações, proveio da tradição de execução da Paixão. Segundo a autora, esta é porém a única semelhança com uma oratória tradicional. Os 15 andamentos, todos eles muito diversificados em ambientes e estruturas, baseiam-se em diferentes momentos da vida de Simone Weil, bem como em diferentes aspetos do seu pensamento.
A obra resultou de uma estreita colaboração entre Saariaho, Amin Maalouf e Peter Sellars.
Foi escrita para soprano, coro, orquestra e eletrónica. O soprano assume o papel principal de narrador e os textos de Simone Weil são também lançados na eletrónica que deve envolver a audiência.
Idades
Para maiores de 6 anos
Ficha Técnica
Soprano Susana Gaspar
Coreografia e interpretação Miguel Ramalho
Direção musical Joana Carneiro
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular Giampaolo Vessella
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina titular Joana Carneiro
Programa
Kaija Saariaho (1952) La Passion de Simone