Avançar para o conteúdo principal
A carregar Eventos
Pequeno Auditório
Este evento já decorreu

Datas / horários

29 maio de 2022 16:00

Música

Alessandro Stradella ficou famoso por ter sido assassinado e não tanto pela sua música. Da sua obra constam cerca de 200 cantatas, música sacra e instrumental. San Giovanni Battista, uma obra composta para a igreja de San Giovanni dei Fiorentini no ano de 1675, e a mais conhecida das suas oratórias, foi ainda apresentada em Modena (1688), Florença (1693), e novamente em Roma (1698). Relata a história da morte de João Batista nas mãos do carrasco do rei Herodes, conforme solicitado por Salomé, que enfeitiça o monarca com a sua dança sedutora, tendo esta pedido a cabeça do profeta em troca. Este conto envolvente, mas trágico, deu-lhe a oportunidade de criar uma obra poderosa e intrigante, de música altamente dramática. A presença de 5 vozes solistas (2 sopranos, contralto, tenor e baixo) que também cantavam os coros era prática comum neste tipo de oratória. Também a orquestra em Stradella tinha um tratamento muito próprio, e que contribuiu para o desenvolvimento da tradição barroca italiana com a sua divisão em dois grupos: o concertino, um pequeno grupo, e o ripieno, um grupo maior. Este layout instrumental resulta em contrastes marcantes e outros efeitos dinâmicos, claramente exemplificados na ária de Herodes Tuonerà fra mille turbini, na qual a sua primeira parte é acompanhada pelo ripieno e a segunda parte pelo concertino. A obra contém passagens complexas e exigentes em geral, atribuídas particularmente às personagens pagãs. Como ela não pode, neste contexto, realizar uma dança que tanto enfeitiça Herodes, Salomé resolve encantar o tirano com a sua voz. O recitativo Deh, che più tardi, seguido da ária Queste lagrime e sospiri, envolve uma série de passagens de coloratura e cromáticas que arrastam o ouvinte para um labirinto de mudanças de tonalidade inesperadas, cativando-o numa espécie de sedução auditiva. Salomé atinge assim o estatuto de anti-heroína, uma imagem espelhada e distorcida de protagonistas femininas em oratórios, e que mais frequentemente sofrem os infortúnios de outras heroínas bíblicas com as suas personalidades fortes, corajosamente ousadas, mas também sedutoras. Justapostos com a exuberância vocal de Herodes e Salomé, temos o estilo vocal sóbrio e digno de João Batista. Na primeira apresentação, em 1675, o papel foi assumido pelo famoso castrato Giovanni Francesco Grossi, conhecido como Siface. Renomado intérprete das óperas de Cavalli, Pasquini e, mais tarde, de Scarlatti, ele poderia muito bem esperar que Stradella lhe apresentasse uma parte vocal com características extravagantes. Em vez disso, o compositor concentrou-se na nobreza e no seu pathos, qualidades vocais plenamente exploradas na primeira parte da ária Io per me non cangerei, em que João Batista, aprisionado por Herodes e sentindo que a morte se aproxima, insiste que não trocaria a sua condição actual pela sua antiga felicidade. Os violinos acabam por se entrelaçar com a linha vocal enrolando-se em espirais, sugerindo uma imagem dos laços que o unem. A mesma impressão de serenidade predomina na sua ária Soffin pur rabbiosi fremiti contra a fúria da tempestade, uma metáfora para as dificuldades da vida, com a luz da fé irrompendo triunfante. Aliado ao total domínio do contraponto que garante uma extraordinária interacção entre as partes vocais e instrumentais, o compositor destaca-se de entre os seus contemporâneos como um dramaturgo literário e musical de primeira ordem.

Até à data não dispomos de informação acerca de uma interpretação completa desta oratória em território português. – Nuno Oliveira

(o autor escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico)

Folha de Sala

Descarregue .pdf 744.7 kb

Idades

Maiores de 6 anos

Ficha Técnica

AVRES SERVA

 

Soprano I [Salomé] Mariana Castello-Branco

Soprano II [Herodias] Ana Paula Russo

Contratenor [São João Baptista] Clint van der Linde

Tenor [Conselheiro, Discípulo] Rodrigo Carreto

Baixo [Herodes]João Fernandes

 

[Coro de Discípulos a 3, 4 e 5 vozes]

 

Violino Simone Pirri [concertino], André David Castro, Francisco Henriques, Raquel Cravino

Viola Isabel Franenberg, Nuno Mendes

Baixo de Violino [pequeno] Pedro Massarrão

Baixo de Violino [grande]Renato Criscuolo

Tiorba Jérémy Nastasi, Tiago Matias

Harpa Flora Papadopoulos

Cravos & Órgão Nicola Lamon, Nuno Oliveira

 

Direção Nuno Oliveira

 

Fotografia © Hugo Henriques

Alessandro Stradella (1643-1682) Oratório de São João Batista

Produção
CCB

Preços e Descontos

Nota: C/ lugares marcados

Descontos

Os descontos só são válidos em espetáculos de Produção e/ou coprodução CCB e para bilhetes com preço superior a 12€, à exceção dos portadores do cartão CCB, o desconto é aplicado em valores superiores a 8€.
30% Desconto Cartão CCB (individual, Senior, Jovem e Familia)
20% para menores de 25 anos e maiores de 65 (em toda a sala exceto 1ª plateia)
10% para titulares do cartão FNAC (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
25% para clientes da CP, após averiguação dos Bilhetes CP (para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
50% para desempregados, contra apresentação de comprovativo do IEFP (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)

 

30% para bilhetes de última hora, meia hora antes do ínicio do espetáculo na bilheteira do CCB
5€ para profissionais/estudantes da área do espetáculo (este desconto só se aplica no Grande e Pequeno Auditório (no 2º balcão e laterais respetivamente) em espetáculos de Produção CCB, adquiridos na nossa bilheteira CCB e tem um número limitado de bilhetes/10% capacidade da sala no GA e 5% capacidade da sala no PA)

Apoios

Sugerimos-lhe também

Definições de Cookies

O CCB pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.
Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.
Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.

Cookies Necessários Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Cookies Funcionais Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Cookies Publicitários Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.