Datas / horários
Até 19 de março Novos episódios às terças e sextas-feiras
Digital
Ao ficarmos confinados em casa no momento mais frio do ano, entre janeiro e fevereiro, há uma pergunta que temos de fazer aos arquitetos: porque é que em Portugal, em comparação com outras regiões da Europa, temos tanto frio em casa?
Há muitas respostas para esta pergunta, que oscilam entre a conta da eletricidade e razões culturais, mas há também respostas que os arquitetos sabem dar.
Enquanto se aguarda pela abertura da exposição Em Casa, a Garagem Sul preparou um conjunto de depoimentos de arquitetos para pensarmos nas nossas casas, com ou sem pandemia.
Episódio #8
Maria Manuel Oliveira leva-nos a revisitar a arquitetura tradicional portuguesa para encontrar caminhos que possam ser úteis na construção de projetos contemporâneos.
Episódio #7
Sérgio Antunes, do atelier Aurora Arquitectos, fala-nos da dimensão e impacto social do conforto térmico.
Episódio#6
Nuno Valentim salienta a importância do diagnóstico e muitas vezes o melhor desempenho térmico não significa vidros duplos. Na sua resposta percebemos a complexidade deste tema.
Episódio #5
No projeto de habitação em Paredes, o estúdio de Diogo Aguiar desenvolveu uma abordagem de conjunto com vista à sustentabilidade da construção e sua manutenção ao longo dos anos.
Episódio #4
Rita Aguiar Rodrigues explica-nos os constrangimentos na reabilitação de edifícios e apresenta algumas soluções praticadas pelo rar.studio.
Episódio #3
O Atelier Rua, na voz de Paulo Borralho, apresenta-nos a obra Casa no Meco, onde as questões da exposição solar foram preponderantes no desenho do projeto.
Episódio #2
João Favila Menezes, do atelier Bugio, realça a importância do meio envolvente e da experiência sensorial como construção do conforto.
Episódio #1
Neste primeiro episódio, o arquiteto Pedro Campos Costa fala-nos sobre o impacto das diferenças culturais na noção de conforto térmico.