A Tartaruga e o Menino do Mar
História e ilustração ao vivo | Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Datas / horários
20 a 23 outubro, 2020 (terça a sexta-feira) 10:30
24 outubro, 2020 (sábado) SESSÂO CANCELADA (a reagendar)
27 a 30 outubro, 2020 (terça a sexta-feira) 10:30
31 outubro, 2020 (sábado) 11:00
Performance
Estreia absoluta
Numa ilha distante, no princípio do mundo, nasceu um menino que, em troca da prosperidade eterna dos homens, foi entregue à grande tartaruga,
guardiã do mar e dos seus mistérios profundos. A história, narrada com voz de sal e ondulada com desenho vivo, acompanhará os sete anos de aventura
deste menino. Cada ano de vida será um mergulho até ao deslumbrante e enigmático reino do fundo mais fundo do oceano. Um conto da tradição
oral dos povos insulares, agora reinventado na costa atlântica para reencontrarmos, juntos, os caminhos do mar.
Aviso
Por motivos alheios ao CCB, a sessão de dia 24 de Outubro foi cancelada. Em breve teremos informação sobre um possível reagendamento.
Programa inserido no Ciclo no Fundo Portugal é Mar
Nada escapa ao mar em Portugal. Da geologia ao clima, do passado ao futuro, dos sonhos aos medos, o mar é afinal o quê? Ele é o fundo, os peixes, a vida, as ondas, os vulcões, a solidão e o espaço imenso. Ele é também o covil de abjeções inconfessáveis e de maravilhas ondulantes; de mistérios e abusos, descobertas e ganâncias, e de todos os possíveis para além dos impossíveis. Ele é o mais frágil, imenso e desconhecido para o comum dos mortais. Nada em Portugal escapa ao mar. Distantes mas fascinados pelo mar, desejosos e ressentidos dele ao mesmo tempo, agora vamos passar a tê-lo em nós de outro modo, mais vasto e mais exigente.
Esta programação fala-nos disso. Dessa mudança e das exigências que ela faz a uma cidadania culta e ativa para o mar. Esta programação é um convite ao mar, lançado aos públicos de todas as infâncias que queiram mergulhar nestas propostas artísticas, mas também científicas e ambientais. Um convite por onde se gere entusiasmo e curiosidade, cultura marítima de agora e do futuro, e um novo empenho ativo e emotivo sobre o mar maior que irá ser.
Esta programação gira em torno da reposição da exposição No Fundo Portugal É Mar. Com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), captadas pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade, e por uma equipa de mergulhadores, deslocamo-nos entre a revelação dos fundos marinhos, o imenso absurdo do lixo plástico que o mar nos devolve. Os sentidos desta exposição desdobram-se para o encontro do Mar com as Artes (teatro, música, histórias e ilustração), com múltiplos formatos: espetáculos, oficinas, palestras, visitas guiadas e formações. Estas propostas acordam-nos para a beleza e o amor, para a vida da terra e o mar na cidade dos homens, na sua história, nas forças políticas que se afrontam. O futuro é uma escolha que está para ser feita, tal como um rumo, um horizonte, uma nave largada no mar.
O Ciclo No Fundo Portugal é Mar resulta de uma parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e o Centro Cultural de Belém (CCB/Fábrica das Artes).
Marcações - Escolas
213 612 899 / fabricadasartes@ccb.pt
Idades
M/3 anos
Ficha Técnica
Criação e dramaturgia Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Narração Ana Sofia Paiva
Ilustração ao vivo Margarida Botelho
Preços e Descontos
Nota: Devido às condicionantes da presente pandemia, as sessões presenciais poderão ser alteradas para sessões online.
Apoios
Apoio
Parceria