Datas / horários
25 outubro (Festival Big Bang) 10:00 às 11:00 , 11:00, 12:00 às 13:00 e das 14:30 às 15:30
26 outubro (Festival Big Bang) 10:00 às 13:00 e 14:30 às 17:00
30 outubro a 2 novembro de 2024 10:00 às 13:00 e 14:30 às 17:30
Visita livre de hora em hora
Instalação
“Onde estavas no 25 de Abril?” é uma questão icónica e poderia ser a pergunta-de-partida que crianças e jovens colocariam aos avós ou outras pessoas mais velhas da comunidade, levando à partilha do que foi “acordar para a liberdade” depois de um longo período de repressão. A pergunta-de-partida pretende dar a ouvir várias “histórias comuns” (no sentido quotidiano mas também no da intersecção de percursos de pessoas que vivem numa mesma área). A partir dessas “histórias comuns” pretende-se fazer surgir muitas interrogações, alguma História, mas sobretudo uma reflexão quotidiano-filosófica acerca da Liberdade e do cuidado de que ela necessita para sobreviver. Acerca do papel que todos têm para que a Liberdade seja uma realidade comum e da “afinação” que isso requer.
Refletir tudo isso em imagens e sons através dum processo participativo, promovendo uma experiência artística transgeracional que envolve a comunidade é a “viagem” que se pretende fazer no Cineteatro Louletano e na Fábrica das Artes. Propomo-nos trabalhar com a “comunidade” e construir uma instalação inspirada nos “murais” que encheram de “vozes” as ruas de cidades e vilas após o 25 de Abril e que conte “histórias comuns”, pessoais, e seja também, ou talvez sobretudo, uma experiência sonora. Propomo-nos recolher e gravar relatos de episódios, poemas, canções, “matéria sonora” produzida durante oficinas com diferentes tipos de público-alvo, e com isso criar uma paisagem sonora que dá “voz” às imagens do mural.
25 e 26 outubro (Festival Big Bang)
A instalação vai permanecer na Fábrica das Artes de 30 de outubro até 2 de novembro.
Desdobrável
-
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Idades
Para todos
Ficha Técnica
Conceção Companhia de Música Teatral
Coprodução Fábrica das Artes do Centro Cultural de Belém, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Cineteatro Louletano
Artistas mediadores do projeto participativo Jorge Graça (Fábrica das Artes, CCB), Mafalda Milhões (Fábrica das Artes, CCB), Mariana Miguel (Cineteatro Louletano), Matilde Milhões (Fábrica das Artes, CCB), Rita Roberto (Cineteatro Louletano)
Criação de objetos e espaços cénicos Mafalda Milhões, Miguel Ferraz, Matilde Milhões, Paulo Maria Rodrigues, Rita Roberto
Direção artística Paulo Maria Rodrigues
Gestão de Projeto Céu Santos
Assessoria financeira Artur Silva
Coordenação Geral Helena Rodrigues
Gestão de comunicação Mariana Vences
Design de comunicação Mafalda Maia
Imagem ©Mafalda_Maia
Festival Big Bang – O festival ideal para quem tem ouvidos curiosos e espíritos destemidos regressa para a sua 14ª edição. Os jovens espetadores percorrem este labirinto de aventuras musicais no encontro com um programa colorido e diverso de espetáculos multidisciplinares, instalações interativas, músicas de muitos estilos e formatos, o Big Bang oferece muita aventura e uma viagem aliciante para crianças, jovens e adultos.
O Big Bang é um projeto internacional que envolve vários parceiros internacionais, com edições a decorrer em dezoito cidades da Europa e do mundo (Brasil e Canada). Através deste projeto, iniciado pela companhia belga Zonzo Compagnie, o CCB/Fábrica das Artes tem aberto um importante espaço para o intercâmbio de experiências musicais para crianças, com músicos portugueses e estrangeiros a percorrer os quatro cantos da Europa, integrando a rede BIG BANG desde 2010.
Apoios
-
Estrutura apoiada:
-
-
Sugerimos-lhe também