Datas / horários
30 outubro a 2 novembro de 2024 10:00 às 13:00 e 14:30 às 17:30
Visita livre de hora em hora
Instalação
“Onde estavas no 25 de Abril?” é uma questão icónica e poderia ser a pergunta-de-partida que crianças e jovens colocariam aos avós ou outras pessoas mais velhas da comunidade, levando à partilha do que foi “acordar para a liberdade” depois de um longo período de repressão. A pergunta-de-partida pretende dar a ouvir várias “histórias comuns” (no sentido quotidiano mas também no da intersecção de percursos de pessoas que vivem numa mesma área). A partir dessas “histórias comuns” pretende-se fazer surgir muitas interrogações, alguma História, mas sobretudo uma reflexão quotidiano-filosófica acerca da Liberdade e do cuidado de que ela necessita para sobreviver. Acerca do papel que todos têm para que a Liberdade seja uma realidade comum e da “afinação” que isso requer.
Refletir tudo isso em imagens e sons através dum processo participativo, promovendo uma experiência artística transgeracional que envolve a comunidade é a “viagem” que se pretende fazer no Cineteatro Louletano e na Fábrica das Artes. Propomo-nos trabalhar com a “comunidade” e construir uma instalação inspirada nos “murais” que encheram de “vozes” as ruas de cidades e vilas após o 25 de Abril e que conte “histórias comuns”, pessoais, e seja também, ou talvez sobretudo, uma experiência sonora. Propomo-nos recolher e gravar relatos de episódios, poemas, canções, “matéria sonora” produzida durante oficinas com diferentes tipos de público-alvo, e com isso criar uma paisagem sonora que dá “voz” às imagens do mural.
A Fundação Centro Cultural de Belém reserva-se o direito de proceder à captação, armazenamento e utilização de registos de imagem, som e voz, com a finalidade de difusão e de preservação da memória, quer das suas atividades culturais e artísticas, quer dos seus espaços. Para quaisquer esclarecimentos adicionais utilize o endereço eletrónico privacidade@ccb.pt
-
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Idades
Para todos
Ficha Técnica
Conceção Companhia de Música Teatral
Coprodução Fábrica das Artes do Centro Cultural de Belém, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Cineteatro Louletano
Artistas mediadores do projeto participativo Jorge Graça (Fábrica das Artes, CCB), Mafalda Milhões (Fábrica das Artes, CCB), Mariana Miguel (Cineteatro Louletano), Matilde Milhões (Fábrica das Artes, CCB), Rita Roberto (Cineteatro Louletano)
Criação de objetos e espaços cénicos Mafalda Milhões, Miguel Ferraz, Matilde Milhões, Paulo Maria Rodrigues, Rita Roberto
Direção artística Paulo Maria Rodrigues
Gestão de Projeto Céu Santos
Assessoria financeira Artur Silva
Coordenação Geral Helena Rodrigues
Gestão de comunicação Mariana Vences
Design de comunicação Mafalda Maia
Imagem ©Mafalda_Maia
Apoios
-
Estrutura apoiada:
-
-