Literatura e Pensamento

Ciclo Marte 2030

Mars Globe Valles Marineris Enhanced ©NASAJPL-Caltech

Mars Globe Valles Marineris Enhanced ©NASAJPL-Caltech

Após décadas de sucessos, fracassos e muita determinação, o sonho de ter os pés bem assentes em Marte é uma ficção cada vez mais real. MARTE 2030 é um ciclo de quatro conversas em interação com o público em que investigadores de diferentes áreas vão falar sobre a possibilidade de vivermos no planeta vermelho.

As conversas serão temáticas e irão abordar o leque de questões que se levantam quando consideramos deixar o nosso planeta de origem e testar a resistência humana numa viagem tão longa, tão longe como nunca antes, e a um ambiente tão inóspito.

A pesquisa de vida em Marte, o envio de missões tripuladas ao quarto planeta do Sistema Solar, os desafios tecnológicos e fisiológicos impostos por esta viagem pioneira, as formas de sobrevivência dos primeiros humanos neste planeta, e os destinos que a seguir se perfilam para as viagens interplanetárias, serão os temas para um ciclo de conversas com os pés fora da Terra.

MARTE 2030 é uma coprodução do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-NOVA) e do Centro Cultural de Belém (CCB).

Coordenação: João Retrê (IA) e Joana Lobo Antunes (ITQB NOVA)


Sessões

Sessão 1Vida em Marte - 13 outubro 2018

Sessão 2Ir para a Marte - 17 novembro 2018

Sessão 3Sobreviver em Marte - 15 dezembro 2018

Sessão 4Para além de Marte - 12 janeiro 2019


Coprodução CCB/ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

 

 


  

13 outubro 2018, 17 novembro 2018, 15 dezembro 2018 e 12 janeiro 2019 | 21:00

Sala Luís de Freitas Branco
M/6
Duração 2h
Enviar a um Amigo