Lançamento do livro de Álvaro Vasconcelos
Memórias em Tempo de Amnésia Vol. III: O Futuro para Além do Apocalipse
Datas / horários
Terça-feira, 26 maio de 2026 18:00
Literatura
No terceiro volume da sua trilogia Memórias em Tempo de Amnésia: o Futuro depois do Apocalipse, Álvaro Vasconcelos interroga-se – e interroga-nos – sobre se o principal risco que a humanidade corre não será o de deixar de pensar, contaminada pelo vírus da banalidade do mal, manipulada pelos algoritmos e a inteligência artificial na posse de uma oligarquia tecno-financeira ao serviço do brutalismo. Para encontrar o antídoto, Álvaro Vasconcelos percorre o mundo em que viveu nos anos que se seguiram ao 25 de Abril, de Lisboa a Pequim, passando pelo Cairo, por Jerusalém, Moscovo, Nova Iorque, Rio de Janeiro, e por tantos outros recantos, que termina no regresso à Beira, em Moçambique. Alertando-nos para o terror do esquecimento do fascismo, dos mil sóis que destruíram Hiroshima e para a banalidade do mal colonial.
Peregrinação pela memória dos acontecimentos, grandes e pequenos, que permitiram que a Revolução de Abril triunfasse e se transformasse num regime de liberdade; de muitas palavras, ditas nas línguas e sotaques do Mundo, como as de Gorbachev numa varanda de Belém, iluminando o caminho para travar a catástrofe.
Essa viagem é também a de um autor maravilhado pelo cinema e como ele nos ajuda a pensar a nossa humanidade comum.
A Fundação Centro Cultural de Belém reserva-se o direito de proceder à captação, armazenamento e utilização de registos de imagem, som e voz, com a finalidade de difusão e de preservação da memória, quer das suas atividades culturais e artísticas, quer dos seus espaços. Para quaisquer esclarecimentos adicionais utilize o endereço eletrónico privacidade@ccb.pt
Biografia
Ficha Técnica
Álvaro Vasconcelos, Autor
Kitty Furtado, Critica Cultural, tem curado mostras de cinema (pós)colonial, investigadora do CECS( Universidade do Minho) Rui Bebiano, historiador das ideias, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, antigo diretor do Centro 25 de Abril da Universidade de Coimbra
Debate moderado por David Pontes, Diretor do Público