Datas / horários
Sexta, 21 junho de 2024 18:00
Sábado, 22 junho de 2024 21:00
«O tema deste trabalho refere-se novamente às preocupações que têm vindo a ser centrais neste coreógrafo: a solidão do ser humano, as suas incapacidades de comunicação e o processo de marcação do território na experiência da alteridade. Como pode um auto-retrato assim, com a intenção egoisticamente colocada no agir, revelar-nos os paradoxos da existência? Porque é de existir que este trabalho trata, da aniquilação por meio do que é dito e feito, da anulação do ser até ao grito. No fundo, ao expressar a angústia de viver tendo de carregar este paradoxo solipsista da comunicação (o da impossibilidade de partilhar com o outro o vivido subjetivo da nossa própria realidade), Self(ish)-Portrait é por isso, não um retrato egoísta, mas o retrato do desespero de toda a pessoa que na sua busca se descobre encerrada nesta condição.» – Ezequiel Santos
(o autor escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico)
Estreado a 26 de maio de 1995 no Festival Danças na Cidade, Lisboa.
Ficha artística original:
Autoria e performance João Fiadeiro
Música original Miguel Azguime
Desenho de luz Pedro Machado com João Fiadeiro
Produção Executiva RE.AL
Versão DAR CORPO:
Interpretação Andrei Bessa
Adaptação de desenho de luz original Leticia Skrycky
Ciclo DAR CORPO
A programação DAR CORPO acontecerá entre 21 de junho e 6 de julho, onde se poderá aceder, na Black Box e no Pequeno Auditório, a uma seleção de peças coreografadas por João Fiadeiro nos últimos 35 anos. A maioria dos trabalhos, de forma a fazer jus ao título «dar corpo» (no sentido de «passar o testemunho»), serão dançados por cinco jovens performers. No processo de transmissão, João Fiadeiro será acompanhado por Carolina Campos e Daniel Pizamiglio, artistas com quem colabora há 15 anos.
Do repertório de João Fiadeiro, de quase 35 anos, foram selecionados três solos [Self[ish]-Portait (1995), I am sitting in a room (1997) e I Am Here (2003)]; um (agora) trio [Ça Va Exploser (2020), criado em coautoria com Carolina Campos]; e duas peça de grupo [From afar it was an island (2018) e O que fazer daqui para trás (2015)].
Programação integrada no projeto INTROSPECTIVA, de João Fiadeiro, patente no MAC/CCB até 22 de setembro.
Folha de Sala
-
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Idades
Maiores de 6 anos
Preços e Descontos
Nota: S/lugares marcados
Descontos
Os DESCONTOS aplicam-se em bilhetes com valor superior a 12€ referentes a espetáculo e outras atividades culturais de produção e coprodução CCB. No caso dos portadores do Cartão CCB, os descontos aplicam-se em bilhetes com valor superior a 8€.
50 % para pessoas com necessidades específicas e acompanhante
50 % para profissionais e estudantes da área dos espetáculos *
50 % para desempregados *
* mediante apresentação do comprovativo à entrada
30% para titulares do Cartão CCB
20% para maiores de 65 anos / menores de 30 anos / estudantes / grupos + 20 pax
Sugerimos-lhe também