Datas / horários
Setembro 2023 a outubro de 2024 Terça a domingo das 10:00 às 17:00
Oficina
Visita-jogo
Esta programação está estruturada em visitas-jogo e visitas-jogo-oficina, e assente em metodologias ativas e práticas que facilitem e suscitem a curiosidade das crianças pela Arte Moderna, Contemporânea e Arquitetura.
Programação concebida para o MAC/CCB e para o Centro de Arquitetura/Garagem Sul.
Atividades
📍 Arte moderna, uma aventura para descobrir
visita-jogo
1h30
A primeira metade do século XX é marcada por muitas mudanças… novas descobertas, viagens e novas formas de ver e pensar o mundo. É também um período da história durante o qual ocorrem duas Guerras Mundiais e sobre o qual os artistas, atentos, irão refletir.
Descobrir as aventuras destes artistas é o que se pretende nesta visita, que vos levará a conhecer obras pensadas e criadas com novos materiais, outras cores e outros temas… e assim aprender a ver e a pensar a arte moderna.
Conceção Cristina Gameiro
📍 Arte contemporânea, uma aventura em construção
visita-jogo
1h30
Na segunda metade do século XX, com um mundo devastado pela guerra, os artistas encontram novos desafios. Nesta visita vamos observar as muitas novidades desse período relativamente à forma como os artistas pensam, criam e produzem as suas obras de arte. Descobrir este novo mundo em construção é o que propomos nesta visita, para assim conhecermos melhor a arte contemporânea.
Conceção Cristina Gameiro
📍 Expedição ao museu
visita-jogo
1h30
Encontrámos um mapa e estamos prontos para a aventura! Preparem a mala, porque vamos fazer uma expedição… ao museu!
Por corredores nunca antes navegados, vamos à descoberta de pinturas, esculturas, fotografias e, se tivermos sorte, ainda avistamos um vídeo ou uma instalação!
Temos mistérios e enigmas para resolver e, como em todas as aventuras, alguns perigos inesperados à espreita. Vamos lançar-nos ao desconhecido numa viagem pela arte moderna ou contemporânea. Seguimos as pistas e partimos à descoberta!
Conceção: Patrícia Trindade
📍 O grande jogo da arte moderna/contemporânea
Visita-jogo
1h30/2h00
Quando visitamos um museu é mais importante observar ou questionar? Ter certezas ou dúvidas? Construir ou desconstruir?
Vamos, nesta atividade, descobrir cinco obras emblemáticas de cinco artistas modernos/contemporâneos incontornáveis e explorá-las ao vivo e a cores no museu. Depois, estreamos o grande jogo da arte moderna/contemporânea! Divididos em equipas, participam no novo jogo de tabuleiro do museu para testar o conhecimento adquirido, trabalhar a vossa capacidade de descrição e argumentação e explorar a vossa criatividade e capacidade de improviso. Prontos para este grande desafio?
Conceção: Patrícia Trindade
📍 Dar cor ao sonho
Visita-jogo e visita-jogo-oficina
1h30/2h00
Sonham a cores ou a preto e branco? O que influencia os nossos sonhos? Serão sem dúvida as coisas que vemos todos os dias e em especial as que nos emocionam. Ao longo de uma visita a uma exposição de arte, vamos aumentar o vocabulário de formas e cores que poderão habitar o nosso imaginário.
Num pequeno caderno vamos criar um guia das cores e formas recolhidas a partir das obras observadas. Em conjunto questionaremos o que poderão representar e como ficaria diferente se fossem outras formas ou cores, como se pudéssemos entrar lá dentro e mudá-las ao nosso gosto.
Conceção Mariana Ramos
📍 Onde é que já vi isto?
Visita-jogo e visita-jogo-oficina
1h30/2h00
Arrumem as ideias que têm na cabeça, façam as malas imaginárias e viajem connosco. Não há nada mais encantador do que olhar pela janela do comboio, do automóvel ou do avião e ver a paisagem. Algumas já conhecemos, mas outras surpreendem-nos e não reconhecemos de todo. Tudo isto pode acontecer numa visita ao museu, onde algumas obras de arte nos mostram imagens que reconhecemos e outras nem sequer imaginávamos.
Num jogo, vamos associar imagens ao que vemos pelo museu e perceber um pouco melhor o que poderá originar uma obra de arte.
Conceção Mariana Ramos
📍 Do outro lado do espelho
Visita-jogo e visita-jogo-oficina
1h30/2h00
Há quem diga que as obras de arte são um espelho do mundo. Se pudéssemos entrar para dentro delas, o que iríamos encontrar? Com a vossa ajuda, vamos abrir uma porta imaginária. Primeiro, pomos só uma mão… e depois mergulhamos lá para dentro. Passamos as formas, as cores e as linhas, e encontramos os materiais. Já bem lá no fundo, descobrimos algo especial: serão estas as ideias de quem a imaginou?
Através do tato, da visão e da audição, vamos desvendar as várias «camadas» que compõem as obras de arte e descobrir o que está para lá das imagens que vemos no museu.
Conceção: Patrícia Trindade
📍 A liberdade passa por aqui
Visita-jogo
1h30
Durante os 48 anos da ditadura portuguesa, as artes visuais também foram sujeitas à censura. Neste período, não só se rejeitava a arte de vanguarda como também qualquer obra que pudesse ser interpretada como uma crítica à atuação do governo ou expusesse a realidade dramática vivida no país. Tentava-se a todo o custo controlar aquilo que era dito, feito e mostrado, condicionando a liberdade na expressão artística, tanto na forma como no conteúdo.
No século XX, por todo o mundo, os artistas tiveram de lutar contra preconceitos e várias formas de opressão. Nesta atividade vamos descobrir de que forma os artistas revolucionaram a arte na sua luta pela liberdade — política e artística.
Conceção: Márcia Saldanha, Mariana Ramos e Patrícia Trindade
📍 Afinal, o que é a arquitetura?
Visita-jogo
1h30
A arquitetura faz parte das nossas vidas; no entanto, muitas vezes esquecemo-nos de a observar e de nos relacionarmos com ela. Afinal, onde está a arquitetura? Conseguimos senti-la em casa? E na cidade? Conseguiríamos viver sem arquitetura? A partir da exposição Habitar Lisboa e através de um jogo, convidamos todos os participantes a relacionarem-se com a paisagem construída e a desenvolver um novo olhar sobre o mundo que nos envolve.
Conceção: Thais Lenzi Bressiani
Centro de Arquitetura / Garagem Sul
📍 Dentro de sala, fora de cena
Oficina na escola
1h30
A sala de aula é um dos principais cenários do nosso percurso de aprendizagem, a partir do qual viajamos através de outros corpos, de outras ideias, de outros tempos e geografias.
Porque é que este espaço se revela tantas vezes um cenário aborrecido e indesejável? Como podemos reinventá-lo?
Partindo da tipologia da sala de aula convencional, esta oficina possibilita a desconstrução dos seus símbolos e hierarquias. Através de uma experiência de encenação arquitetónica organizada em vários atos, abrem-se novas possibilidades para o futuro da sala de aula. Tal como a educação, a arquitetura também gera circunstâncias e relações, das quais podemos ser a(u)tores.
Conceção e mediação Parto Atelier (atelier de arquitetura)
Centro de Arquitetura / Garagem Sul
Disponível para marcação nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Amadora, Odivelas e Loures
Programa Construir Escolas
Marcações e Contactos
As atividades realizam-se de terça-feira a domingo, das 10:00 às 17:00, e requerem sempre marcação prévia.
A marcação é sempre confirmada pelo Serviço de Educação e Mediação.
As visitas orientadas às exposições são realizadas exclusivamente por mediadores do Serviço de Educação e Mediação.
Número mínimo: 10 participantes
Número máximo: 1 turma
Marcações por telefone (+351) 213 612 800 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.
Marcações por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt
Preçário
Escolas e instituições (IPSS, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais) Visita-jogo, visita orientada, visita temática, visita geral e visita breve: 2 € / participante
Visita-jogo-oficina e visita-oficina: 3,5 € /participante
Oficina na Escola: 60€/turma
Bilhete combinado de visita MAC/CCB + Centro de Arquitetura/Garagem Sul: 3 €
Acessibilidades
Elevadores, rampas, casas de banho adaptadas e cadeiras de rodas.
Normas e recomendações
Antes da visita:
Rever as normas e recomendações do museu;
Chegar à receção do museu alguns minutos antes da visita;
Não levar comida ou bebidas para dentro do museu;
Deixar chapéus-de-chuva nos bengaleiros;
Deixar, se possível, as mochilas nos autocarros; caso contrário, devem deixá-las no bengaleiro ou nos cacifos;
Colocar telemóveis em modo silencioso antes de entrar no museu.
Nota
Os professores ou acompanhantes são sempre responsáveis pelo comportamento e segurança do grupo; em situação alguma assumirá o museu essa responsabilidade.
Durante a visita não pode:
Falar alto / Perturbar as visitas de outros grupos / Correr / Empurrar / Ultrapassar as linhas limitadoras no pavimento / Tocar nas obras e nos suportes expositivos
Encostar-se às paredes / Tirar fotografias, para não perturbar / Só é permitido desenhar ou escrever com lápis em suportes inferiores a 30 x 40 cm.
A utilização de outros materiais é reservada a atividades orientadas por colaboradores do Serviço de Educação e Mediação;
Só é permitido tirar fotografias sem flash.
A programação pode ser alterada por motivos imprevistos.
A FCCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção da memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
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Descontos
Ilustração © Francisca Valador e Inês Machado