Datas / horários
Obra Convidada Piso 2
De 13 setembro a 24 de novembro de 2024
Exposições
Juan Genovés (Valência, 1930 – Madrid, 2020) ocupa um lugar de singular importância no panorama da arte contemporânea espanhola. A sua produção artística revela-se uma crónica viva de alguns dos acontecimentos históricos, políticos e sociais mais impactantes da segunda metade do século XX.
Trata-se de um dos pintores mais relevantes da dita transição espanhola, enquadrando- se o seu trabalho numa geração de artistas que revela um forte compromisso político com a democracia.
El Abrazo é, sem dúvida, a obra mais aclamada deste artista valenciano. A peça foi concebida numa conjuntura política complexa — a morte de Franco em 1975, após quarenta anos de ditadura, mergulhava o país num tenso debate sobre o caminho a tomar: a restauração da democracia ou a continuação de um regime ditatorial.
Nesta pintura de um realismo fotográfico expressivo, Genovés consegue retratar, com um gesto tão quotidiano quanto o é um abraço, o triunfo da democracia e o desejo de reconciliação do povo espanhol. Tal é a potência da linguagem visual desta peça que a Junta Democrática a usou no cartaz para o pedido de amnistia para os presos políticos no final da época franquista, contando com uma tiragem de 500 000 exemplares que transformou a obra num ícone da memória coletiva espanhola.
Como tal, no contexto da celebração dos programas Mostra Espanha 2024 e PORTUGAL-ESPANHA. 50 anos de cultura e democracia, esta pintura configura uma clara manifestação das relações entre a arte e a política e do papel da cultura na luta quotidiana pela liberdade.
museoreinasofia.es
accioncultural.es
cultura.gob.es
Marcações e informações
Visitas orientadas e atividades para escolas
☎️ Marcações e informações pelo 213 612 800 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
💻 Marcações por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt
Horário de funcionamento e contactos
De terça a domingo | 10:00 às 18:30 (última entrada às 18:00)
Encerra à segunda-feira
Entrada gratuita, todos os domingos até às 14h00, para residentes em Portugal*
biheteiraccb@ccb.pt
213 612 627 (chamada para a rede fixa nacional)
Acessibilidade
Entrada pela bilheteira do CCB. Cadeira de rodas disponível.
Instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade condicionada
Necessidades Educativas Especiais
O programa «Marcar o Lugar – Encontros no Museu» é um modelo de fruição artística e cultural e de intervenção no espaço museológico, destinado a Pessoas com Demência e aos seus cuidadores. A sua replicação decorre de uma parceria entre a Associação Alzheimer Portugal e o Serviço de Educação e Mediação do Museu de Arte Contemporânea MAC-CCB.
Se pretender participar nas próximas edições do programa «Marcar o Lugar – Encontros no Museu», que terão lugar no Museu de Arte Contemporânea MAC-CCB, por favor contacte com a Linha de Apoio na Demência da Alzheimer Portugal: 963604626 (chamada telefónica para a rede fixa nacional).
Preços e Descontos
Descontos
Desconto 50%
Visitantes de 7–18 anos
Estudantes
Visitantes com mais de 65 anos
Visitantes com mobilidade reduzida
Outros descontos
20 % — Lisboa Card
Entrada gratuita
- Crianças até aos 6 anos
- Todos os domingos até às 14h00, para residentes em Portugal*
- Acompanhantes de pessoas com mobilidade reduzida
- Cartão CCB
- Desempregados
- Membros ICOM
- Antigo combatente
- Viúva ou viúvo de antigo combatente
* Residentes em Portugal
Mediante apresentação do Cartão de Cidadão da República Portuguesa.
Caso não seja portador de Cartão de Cidadão da República Portuguesa, deverá apresentar um documento de identificação e um certificado de residência, sendo válidos os seguintes documentos:
- certificado de registo para Cidadão da UE/EEE/Suíça
- certificado de residência permanente para cidadão da UE/EEE/Suíça
- título de residência para cidadãos de países terceiros
Apoios
Mecenas MAC/CCB
Parceiro Institucional de Imagem e Multimédia