Datas / horários
30 Agosto a 01 Setembro 10:00
03 Setembro a 08 Setembro 10:00
10 Setembro a 15 Setembro 10:00
Exposições
Exposições
O bilhete para esta exposição inclui o Museu.
Entre 2017 e 2021, Stephan Crasneanscki e Patti Smith colaboraram na criação de Perfect Vision, um tríptico de álbuns inspirados na obra de três emblemáticos poetas franceses: Antonin Artaud, Arthur Rimbaud e René Daumal. Fulcral para este trabalho foi a necessidade que os poetas sentiram de viajar para países diferentes a fim de alcançar uma nova visão e perspetiva de si mesmos e da sua arte. Gravados, respetivamente na serra Tarahumara, no México, no planalto abissínio da Etiópia e no topo dos Himalaias, na Índia, os três discos alicerçam-se na ideia de que cada paisagem contém memórias adormecidas que são testemunhos da passagem humana.
Produzidos em colaboração com Russell Elevado, Leonardo Heiblum, Nicolas Becker e Simone Merli, membros do Soundwalk Collective, cada um dos álbuns reconstitui os passos dos poetas, canalizando paisagens sonoras e musicais que são revisitadas pela voz encantatória de Patti Smith. A composição musical e sonora de Perfect Vision, estimulada por estas viagens metafísicas, é o ponto de partida para esta exposição site-specific e multidisciplinar, criada originalmente pelo Soundwalk Collective e Patti Smith para o Centro Pompidou, em Paris, e reformulada para o MAC/CCB, em Lisboa.
Evidence, na sua busca poética e imersiva, é uma ode a um mundo sem fronteiras. As viagens físicas, sonoras e visuais do Soundwalk Collective entram num diálogo infinito com as trajetórias poéticas de Patti Smith para criar uma nova visão e linguagem. O espaço expositivo apresenta sons, filmes, imagens abstratas, objetos e arte encontrada das suas viagens, conduzindo o visitante por uma grande instalação investigativa que justapõe fotografias, textos e obras de arte originais de Patti Smith.
Exposição organizada pelo MAC/CCB em colaboração com o Centre Pompidou.
Apresentada no âmbito do Festival Belém Soundcheck, um festival realizado em parceria com a Égide – Associação Portuguesa das Artes, EGEAC e Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.
⇒ Leitura de poemas de Antonin Artaud, Arthur Rimbaud e René Daumal por The Legendary Tigerman
No âmbito do encerramento da exposição Evidence: Soundwalk Collective & Patti Smith, Paulo Furtado, também conhecido pelo seu alter-ego The Legendary Tigerman, faz uma leitura de poemas dos emblemáticos poetas franceses Antonin Artaud, Arthur Rimbaud e René Daumal, que inspiraram Stephan Crasneanscki e Patti Smith na criação do tríptico de álbuns Perfect Vision.
A leitura de Paulo Furtado é realizada em língua portuguesa, contrariamente à experiência imersiva da exposição, que se encontra em inglês e na voz de Patti Smith.
Domingo, 15 de setembro, às 17:30 | Duração: 20minutos | Local: exposição Evidence: Soundwalk Collective & Patti Smith | Máximo: 30 pessoas | Participação gratuita mediante aquisição do bilhete de entrada no museu | Leitura em português
Folha de Sala
Marcações e informações
Visitas orientadas e atividades para escolas
☎️ Marcações e informações pelo 213 612 800 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
💻 Marcações por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt
Contactos e horário de funcionamento da exposição
De terça a domingo | 10:00 às 17:30 (última entrada às 17:00)
Encerra à segunda-feira
Entrada gratuita todos os domingos até às 14h00, para residentes em Portugal*
biheteiraccb@ccb.pt
213 612 627 (chamada para a rede fixa nacional)