Coleção Berardo
Do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX
Datas / horários
Exposição permanente Piso 2
O bilhete para o Museu não inclui a exposição da Patti Smith.
No dia 12 de setembro, a exposição estará encerrada entre as 15h30 e as 17h30.
Exposições
A Coleção Berardo reúne um conjunto de obras notáveis e significativas de determinados momentos que marcaram a história de arte do século XX. Inclui criações de alguns grandes mestres — como Pablo Picasso, Amedeo Modigliani, Amadeo Souza-Cardoso, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Kazimir Malevich, Piet Mondrian, Josef Albers, Fernand Léger, Salvador Dalí, René Magritte, Louise Bourgeois, Francis Bacon, Jackson Pollock, Maria Helena Vieira da Silva, Lucio Fontana, Yves Klein, David Hockney, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Donald Judd, Bruce Nauman, Richard Serra, Dan Flavin, Carl Andre, Larry Bell, Gerhard Richter, Julião Sarmento, John Baldessari, entre muitos outros —, e conta com mais de 1000 obras que nos permitem uma leitura alargada e criteriosa da evolução das artes plásticas do século XX e início do século XXI.
O percurso, concebido cronologicamente, começa com obras do início do século XX e com a vertiginosa sucessão das chamadas vanguardas históricas que moldaram a história da arte: o cubismo, o construtivismo, o dadaísmo, o neoplasticismo, a Abstraction-Création e o surrealismo. Estas correntes vêm desafiar os cânones tradicionais — a representação ilusionista do mundo através da perspetiva — em função de novas experiências, como a geometrização das formas na pintura e o abandono da figuração, as colagens e as assemblages, que alteram por completo o conceito, a natureza e a função da obra de arte. Os artistas já não pretendem reproduzir o mundo, mas pensá-lo e representá-lo de formas desafiadoras para o espectador, por vezes questionando mesmo o que podemos compreender como arte.
Ao longo da exposição vão sendo visíveis as mudanças na prática da pintura, bem como um novo entendimento da imagem, desde as experimentações pioneiras das vanguardas russas até à crítica irónica do objeto artístico realizada por Marcel Duchamp. Trata-se de uma viagem que, na multiplicidade das obras apresentadas, permite um contacto amplo com as transformações, mas também as recorrências, das temáticas que mobilizaram os artistas: a representação do corpo, a problematização das categorias estéticas, e a progressiva inclusão do vernacular e mesmo do banal na obra de arte.
A apresentação continua com os movimentos e grupos de artistas emergentes no pós-guerra — desde o regresso à figuração, o informalismo, a arte cinética, até à pop art —, que testemunham a tensão entre as tendências da abstração e da figuração que perpassam toda a arte do século XX. Na multiplicidade de propostas artísticas das décadas de 1950 e 1960 que, num quadro de próspero desenvolvimento económico no ocidente, de consumo e de uma cultura de massas, se inspiram no gesto de Marcel Duchamp e no readymade, encontramos distintos testemunhos de um novo mundo, agora dominado pela imagem e pela televisão.
Às obras da Coleção Berardo, vêm juntar-se peças cedidas pelo Museu Nacional de Etnologia, bem como uma escultura de Louise Bourgeois da Coleção Holma/Ellipse e uma pintura de Paula Rego da CACE – Coleção de Arte Contemporânea do Estado.
– Rita Lougares
Obra Convidada
A partir de 13 de setembro
No âmbito da celebração dos programas Mostra Espanha 2024 e PORTUGAL-ESPANHA. 50 anos de cultura e democracia, o MAC/CCB apresenta, como obra convidada, a peça El Abrazo, de Juan Genovés, que ficará integrada na exposição Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX.
Juan Genovés, El Abrazo, 1976
Acrílico sobre tela, 151 x 201 cm
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
© Juan Genovés, VEGAP, Madrid, 2024
Visita temática “Um espaço de memória viva”
Em torno das exposições permanentes
28 de setembro | 16h00 | Conceção e orientação: Sara Zavala
☎️ Marcações e informações pelo 213 612 800 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
💻 Marcações por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt
Vista da exposição «Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX». Fotografia de António Jorge Silva.
Vista da exposição «Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX». Fotografia de António Jorge Silva.
Vista da exposição «Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX». Fotografia de António Jorge Silva.
Vista da exposição «Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX». Fotografia de António Jorge Silva.
Vista da exposição «Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX». Fotografia de António Jorge Silva.
Obra Convidada. Juan Genovés, "El Abrazo", 1976. Acrílico sobre tela, 151 x 201 cm. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía. © Juan Genovés, VEGAP, Madrid, 2024
Folha de Sala
Marcações e informações
Visitas orientadas e atividades para escolas
☎️ Marcações e informações pelo 213 612 800 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
💻 Marcações por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt
Horário de funcionamento e contactos
De terça a domingo | 10:00 às 18:30 (última entrada às 18:00)
Encerra à segunda-feira
Entrada gratuita, todos os domingos até às 14h00, para residentes em Portugal*
biheteiraccb@ccb.pt
213 612 627 (chamada para a rede fixa nacional)
Acessibilidade
Entrada pela bilheteira do CCB. Cadeira de rodas disponível.
Instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade condicionada
Necessidades Educativas Especiais
O programa «Marcar o Lugar – Encontros no Museu» é um modelo de fruição artística e cultural e de intervenção no espaço museológico, destinado a Pessoas com Demência e aos seus cuidadores. A sua replicação decorre de uma parceria entre a Associação Alzheimer Portugal e o Serviço de Educação e Mediação do Museu de Arte Contemporânea MAC-CCB.
Se pretender participar nas próximas edições do programa «Marcar o Lugar – Encontros no Museu», que terão lugar no Museu de Arte Contemporânea MAC-CCB, por favor contacte com a Linha de Apoio na Demência da Alzheimer Portugal: 963604626 (chamada telefónica para a rede fixa nacional).
Preços e Descontos
Descontos
Desconto 50%
Visitantes de 7–18 anos
Estudantes
Visitantes com mais de 65 anos
Visitantes com mobilidade reduzida
Outros descontos
20 % — Lisboa Card
Entrada gratuita
- Crianças até aos 6 anos
- Todos os domingos até às 14h00, para residentes em Portugal*
- Acompanhantes de pessoas com mobilidade reduzida
- Cartão CCB
- Desempregados
- Membros ICOM
- Antigo combatente
- Viúva ou viúvo de antigo combatente
* Residentes em Portugal
Mediante apresentação do Cartão de Cidadão da República Portuguesa.
Caso não seja portador de Cartão de Cidadão da República Portuguesa, deverá apresentar um documento de identificação e um certificado de residência, sendo válidos os seguintes documentos:
- certificado de registo para Cidadão da UE/EEE/Suíça
- certificado de residência permanente para cidadão da UE/EEE/Suíça
- título de residência para cidadãos de países terceiros
Apoios
Mecenas MAC/CCB
Parceiro Institucional de Imagem e Multimédia