Aprender a brincar para a brincar aprender – Projeto Lúdico MAC/CCB
Datas / horários
Até 30 de abril de 2025
Sábados: 14:30 às 18:00
Domingos: 10:00 às 13:00 e 14:30 às 18:00
Participação gratuita, mediante aquisição do bilhete de entrada no museu. Entrada e participação gratuita aos domingos entre as 10:00 e as 14:00 para residentes em Portugal.
Museu
Oficina
Ao longo do século XX, a mudança do papel social dos museus permitiu, através da mediação, aumentar as interações entre o público e as suas coleções, transformando o museu num espaço de encontro, de partilha, de envolvimento, de fruição e de reflexão.
Neste sentido, o projeto Aprender a brincar para a brincar a aprender consiste na criação e integração de uma sala lúdica no espaço expositivo. Esta sala permitirá ampliar as possibilidades de interação e ligação entre a aprendizagem e a diversão através da criação e utilização de objetos mediadores, tendo por base uma seleção de obras das várias coleções patentes. O espaço será organizado para que crianças a partir de 1 ano de idade possam participar, contando também com «mapas/plantas» acompanhados por pequenos textos, adaptados à faixa etária, sobre os artistas que sustentam a visita. A sala estará aberta em permanência, com desafios em constante transformação.
Como tal, o conceito deste projeto é interativo e inclusivo, recorrendo a uma linguagem universal que se destina a todos os que nos visitam — com particular incidência nas famílias e nas crianças que procuram momentos de lazer, de partilha, de criação de significados e de aquisição de novos conhecimentos. Através de uma abordagem de mediação alternativa (de livre acesso, sem marcação e com completa autonomia), este projeto pretende gerar diferentes formas de nos relacionarmos com as obras de arte, desenvolvendo competências como a criatividade, a observação, a reflexão e a concentração, e assim suscitando a curiosidade e o relacionamento emotivo com as peças.
Conceito e coordenação: Cristina Gameiro
Conceção do projeto: Francisca Valador e Inês Machado
Conceção das atividades: Francisca Valador, Inês Machado e Patrícia Trindade
Design e layout da sala: Ana Braga, Francisca Valador e Inês Machado
Folha de sala: Patrícia Trindade
(c) Rita Carmo
(c) Rita Carmo
(c) Rita Carmo
(c) Rita Carmo
Ficha Técnica
Imagem: (c) Estelle Valente