
Datas / horários
Numa demonstração de solidariedade pela paz na Ucrânia, a Fundação CCB criou uma ponte cultural com o Centro Cultural de Lviv.
Este centro cultural está instalado no Hnat Khotkevych Palace of Culture, que acolhe habitualmente atividades culturais, e foi transformado em posto de operações de logística e ajuda humanitária.
A necessidade de fazer chegar a Lviv bens que lhes são escassos fez com que o CCB organizasse durante 8 dias uma campanha de recolha de bens. No espaço da Tenda do CCB foi implementado um centro operacional e logístico para a recolha e seleção de bens necessários, que contou com o apoio de 150 voluntários.
A campanha de recolha de bens essenciais para o Centro Cultural de Lviv foi sobretudo um momento de partilha, da generosidade entre os voluntários que ao longo de 10 dias receberam os bens e as centenas de pessoas que escolheram fazer do CCB o caminho mais direto para Lviv. No passado dia 5 de abril, vimos partir um camião carregado com 33 paletes, 26 toneladas de bens essenciais e muita esperança. No sábado de manhã , dia 9, chegou ao seu destino. Passou das nossas mãos para as mãos de quem precisa.
Ainda integrado neste campanha que designámos por + 380 _ Ligar à Ucrânia, o Centro Cultural de Belém promoveu um concerto com músicos portugueses, para angariação de fundos, cujas receitas reverteram a favor da Cruz Vermelha Portuguesa. O concerto foi transmitido em direto, para Lviv, em parceria com a RTP Palco, o que permitiu chegar a uma audiência ainda maior e numa geografia mais alargada.
Foram vendidos 1117 bilhetes, tendo sido remetido para a Cruz Vermelha Portuguesa um valor total de 15481,14€.
Transportando esta noção de ponte e de relações biunívocas para o concerto, o CCB convidou vários artistas, que muito generosamente aceitaram colaborar e a apresentar-se em duo.
Nomes como Mário Laginha, que atuou a solo e em duo com Cristina Branco, Filipe Raposo e Ricardo Ribeiro, Salvador Sobral e André Santos, Júlio Resende e Peu Madureira, Ricardo Toscano e João Barradas, Bruno Pernadas e Margarida Campelo, Filipe Melo e João Moreira, Daniel Bernardes e Desidério Lázaro, e ainda a pianista Joana Gama, deram corpo a este concerto pela Ucrânia.
Com o apoio de todos, concretizámos esta ponte cultural e solidária entre Lviv e Belém.
A Fundação Centro Cultural de Belém agradece a generosidade e o empenho de todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

Dr. Elísio Summavielle (Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém) + Inna Ohnivets (Embaixadora da Ucrânia) - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Dr. Elísio Summavielle (Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém) + Dr. Fernando Ribeiro Rosa (Presidente da Junta de Freguesia de Belém) - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Dr. Elísio Summavielle (Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém) + Laurinda Alves (Vereadora - Câmara Municipal de Lisboa) + Dr. Delfim Sardo ( Vogal da Fundação Centro Cultural de Belém) - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Dr. Miguel Leal Coelho + Dr. Elísio Summavielle (Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém) - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Viktoriya Starchenko e Cláudia Jardim - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Filipe Melo e João Moreira - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Filipe Raposo e Ricardo Ribeiro - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Catarina Wallenstein - Concerto pela Ucrânia / © Rita Carmo

Salvador Sobral e André Santos - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Peu Madureira e Júlio Resende - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Bruno pernadas e Margarida Campelo - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Concerto pela Ucrânia / © Rita Carmo

Ricardo Toscano e João barradas - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Daniel Bernardes e Desidério Lázaro - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Cristina Branco e Mário Laginha - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo

Joana Gama - Concerto pela Ucrânia © Rita Carmo
Recolha de bens








Partida e chegada dos bens






Chegada dos bens à Ucrânia

Chegada dos bens à Ucrânia

Chegada dos bens à Ucrânia