Este evento já decorreu.

Música de Câmara

Christoph Berner e Bruno Borralhinho

Christoph Berner e Bruno Borralinho  concerto no CCB

Christoph Berner e Bruno Borralinho © Björn Kadenbach

No seguimento de uma parceria musical com vários anos que inclui, entre muitas outras obras e projetos, a integral da obra para violoncelo e piano de Beethoven em 2012, o violoncelista português Bruno Borralhinho e o pianista austríaco Christoph Berner apresentam o seu novo trabalho discográfico, dedicado a obras de Richard Strauss, Gustav Mahler e Alexander Zemlinksy.

As obras escolhidas para o novo CD foram compostas num curto espaço temporal (entre 1883 e 1894) e todas num período juvenil de cada um dos compositores. Ainda assim, revelam-se irrepreensíveis tanto no domínio técnico dos seus criadores como nas suas já perfeitamente assumidas tendências estilísticas. Strauss, Mahler e Zemlinsky viriam a ser posteriormente reconhecidos sobretudo pela sua obra sinfónica e operática – nos dois últimos casos o reconhecimento seria, no entanto, mais tardio – mas é interessante observar a afincada dedicação às sonatas instrumentais e ao Lied durante as fases iniciais de carreira.

No caso das sonatas de Strauss e Zemlinsky, estamos perante duas obras certamente menos conhecidas do que outras equivalentes de Beethoven, Mendelssohn ou Brahms, mas absolutamente incontornáveis do repertório violoncelístico-pianístico. A transcrição inédita das canções de Mahler, por seu lado, vem estabelecer um elo apetecível entre o compositor e o respetivo repertório instrumental, mas também, no caso concreto desta construção programática, uma ligação histórica, musical e pessoal entre os três compositores.

Como pequena délicatesse e, aliás, como exceção por não fazer parte do novo trabalho discográfico, Borralhinho e Berner interpretam a obra Página Esquecida de Fernando Lopes-Graça, numa tentativa explícita e nunca redundante de lembrar a beleza da música portuguesa, ainda que inserida num contexto musical forasteiro.

Bruno Borralhinho violoncelo
Christoph Berner piano

Programa

G. Mahler Canções dum Viandante (transcrição para violoncelo e piano de Bruno Borralhinho)
A. Zemlinsky Sonata para violoncelo e piano em Lá menor

INTERVALO

F. L. Graça Página Esquecida
R. Strauss Sonata para violoncelo e piano em Fá maior, op. 6

Este concerto será transmitido em direto na Antena 2.

Produção | CCB


13 dezembro 2018 | 19:00

M/6
Enviar a um Amigo