Festival VERÃO CLÁSSICO

Academia Internacional de Música de Lisboa | Concertos e Masterclasses

CCB

A quarta edição do Festival Verão Clássico incluirá concertos diários, com a participação de músicos de grande reputação internacional, e cerca de uma dezena de masterclasses de instrumentos – piano, cordas e sopros – e de Música de Câmara, destinadas a jovens músicos e orientadas por professores oriundos de algumas das mais prestigiadas instituições de ensino e orquestras mundiais.
Para o Festival Verão Clássico 2018, estão já confirmados músicos e professores de excelência, como são os casos da violinista alemã Carolin Widmann, do violoncelista norte-americano Gary Hoffman e do trompista checo Radek Baborák, entre outros.
O Verão Clássico assume-se também como uma plataforma para o desenvolvimento de jovens talentos, apoiando-os e encorajando-os na construção das carreiras, com destaque para os Prémios Verão Clássico, que oferecem oportunidades de concertos aos jovens músicos portugueses laureados.
O Verão Clássico é inspirado por um espírito de partilha, de rigor e de paixão, semelhante ao que permitiu o aparecimento da Música de Câmara, um espírito também necessário para enfrentar os desafios globais e transdisciplinares do futuro próximo. Assim, incluirá pela primeira vez em 2018 uma vertente de cruzamentos disciplinares entre a música e outras áreas de conhecimento e de criação, com o objetivo de fomentar uma cultura transversal e responsável, estimuladora da capacidade de reflexão e de espírito crítico, tendo em vista um público cada vez mais vasto e heterogéneo.
Para inaugurar esta nova vertente, o Verão Clássico 2018 irá explorar as relações entre a Música e a Química e, partindo da figura do grande compositor e notável químico russo Alexander Borodin, provocar um cruzamento artístico-científico em várias atividades do Festival: concertos, conferências e exposições.  
O Festival Verão Clássico assume-se como uma iniciativa artística e pedagógica única em Portugal, um acontecimento de excelência aberto a todos os públicos.


Filipe Pinto-Ribeiro direção artística e pedagógica

29 julho a 7 agosto 2017
Enviar a um Amigo