Conversas com História

Raquel Varela entrevista Frederico Lourenço

Frederico Lourenço ©Pedro Loureiro Revista LER

Frederico Lourenço ©Pedro Loureiro Revista LER

Raquel Varela ©Veríssimo Dias

Na sequência do esforço nacional de contenção do novo coronavírus (COVID 19) e em consonância com as orientações da Direção Geral de Saúde, o Centro Cultural de Belém decidiu cancelar as sessão de dia 18 abril.

Agradecemos a sua compreensão.

A historiadora Raquel Varela traz ao Centro Cultural de Belém um ciclo de Conversas com História. Cada conversa, informal, parte de uma pergunta inquietante da atualidade para, através do passado – explicado para o grande público –, nos ajudar a compreender o presente. A democracia é o menos imperfeito dos regimes? Entre a educação repressiva e a cultura permissiva, há alternativa? Não existem diferenças entre sexos? São construções culturais? A próxima crise económica é inevitável? A religião é um ópio ou uma expressão do sofrimento? Freud tinha razão quando «culpou» as mães pelos erros dos filhos? O Conversas com História convida-vos a estar presentes nesta série de entrevistas sem tabus, sobre temas da atualidade. O público será convidado a questionar, criticar e debater connosco o futuro. Não conseguimos mudar o passado – mas sem o conhecer não podemos transformar o futuro.


Frederico Lourenço
Frederico Lourenço nasceu em Lisboa, em 1963, e estudou Línguas e Literaturas Clássicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi professor entre 1989 e 2009. É professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2009, onde leciona Grego e Literaturas Grega e Latina. Tem-se dedicado à tradução para português de obras clássicas, desde a Ilíada e a Odisseia de Homero a tragédias gregas, poesia lírica grega e outros textos. Publicou em 2019 uma Nova Gramática do Latim, inesperado bestseller num contexto de desaparecimento das línguas clássicas do ensino secundário. Atualmente está dedicado à tradução para português do Antigo Testamento na sua forma grega (Septuaginta), depois de ter publicado uma tradução do Novo Testamento que lhe valeu o Prémio Pessoa em 2016.


18 abril 2020 | 16:00 | CANCELADO
Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1
M/6
60 min
Enviar a um Amigo