Este evento já decorreu.

Literatura e Pensamento

Ciclo Conversas com História

Raquel Varela entrevista António Coimbra de Matos

Raquel Varela ©Veríssimo Dias

Raquel Varela ©Veríssimo Dias

António Coimbra de Matos

A historiadora Raquel Varela recebe no dia 15 de fevereiro, no âmbito do ciclo Conversas com História, o psicanalista António Coimbra de Matos. Nesta sessão, vamos falar de muitas coisas, mas também de amor ao longo dos tempos e do futuro das relações.

Neste ciclo, cada conversa, informal, parte de uma pergunta inquietante da atualidade para, através do passado – explicado para o grande público –, nos ajudar a compreender o presente.

A democracia é o menos imperfeito dos regimes? Entre a educação repressiva e a cultura permissiva, há alternativa? Não existem diferenças entre sexos? São construções culturais? A próxima crise económica é inevitável? A religião é um ópio ou uma expressão do sofrimento? Freud tinha razão quando «culpou» as mães pelos erros dos filhos?

O ciclo Conversas com História convida-vos a estar presentes nesta série de entrevistas sem tabus, sobre temas da atualidade. O público será convidado a questionar, criticar e debater connosco o futuro. Não conseguimos mudar o passado – mas sem o conhecer não podemos transformar o futuro

 

António Coimbra de Matos
António Coimbra de Matos é psiquiatra, pedopsiquiatra e psicanalista. É presidente da comissão de ensino da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. Doutor Honoris Causa pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA – Instituto Universitário).
Em 2012, nos EUA, foi premiado como Distinto Professor de Psicanálise.
Foi condecorado pelo Presidente da República a 10 de junho de 2013 como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública.
É autor de variados artigos e livros.


Apoio
Apoio

15 fevereiro 2020 | 16:00
Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1
M/6
Duração aprox. 60 min
Enviar a um Amigo