Este evento já decorreu.

Literatura e Pensamento

2084 – Imagine

Graça Castanheira com Gonçalo Lopes

CCB

Gonçalo Lopes

Graça Castanheira

Neste ciclo de conversas pensa-se o tempo da próxima filiação humana, escutando ideias ativamente comprometidas com o futuro dos indivíduos, das sociedades e do planeta. Vamo-nos debruçar especificamente sobre o impacto de tecnologias emergentes na vida de todos os dias, ouvindo pessoas que, a partir das suas áreas de estudo, pensam e idealizam a nossa existência comum. Neste dia o convidado será o jovem cientista Gonçalo Lopes.

Gonçalo Lopes
Gonçalo Lopes é um jovem cientista com um vasto currículo. Começou a fazer investigação em 2006, no CENTRIA – Centro de Inteligência Artificial da Universidade Nova de Lisboa, onde estudou modelos computacionais de representação do conhecimento e raciocínio.
O interesse pelo desenvolvimento de sistemas interativos em tempo real levaram-no a fazer parte do YLabs, o departamento de investigação aplicada da YDreams, onde desenvolveu sistemas de realidade aumentada, computação paralela e visão artificial. Desde 2010 faz parte do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, onde estuda o cérebro tentando compreender como este elabora um modelo do mundo. 
Interessa-nos sobretudo a sua linha de investigação que procura descobrir e estabelecer ligações entre o funcionamento do sistema nervoso central e os comportamentos de um sistema computacional inteligente. E, a partir daí, compreender conceitos colaborativos como o open source na investigação científica ou a realidade virtual e aumentada ao serviço das ciências e das artes – um assunto que também lhe é caro. Insistiremos ainda saber como é que os não especialistas poderão aproximar-se de sistemas computacionais de modo a ganhar poder e autonomia, sejam eles cientistas, artistas ou apenas curiosos.

Produção | CCB





18 dezembro  2017 | 21:00

Sala de Ensaio
M/12
Enviar a um Amigo