Conversas com História

Raquel Varela entrevista António José de Barros Veloso

CCB

António José de Barros Veloso

A historiadora Raquel Varela recebe no dia 20 de junho, no âmbito do ciclo Conversas com História, o médico António José de Barros Veloso.

Neste ciclo, cada conversa, informal, parte de uma pergunta inquietante da atualidade para, através do passado – explicado para o grande público –, nos ajudar a compreender o presente.

A democracia é o menos imperfeito dos regimes? Entre a educação repressiva e a cultura permissiva, há alternativa? Não existem diferenças entre sexos? São construções culturais? A próxima crise económica é inevitável? A religião é um ópio ou uma expressão do sofrimento? Freud tinha razão quando «culpou» as mães pelos erros dos filhos?

O ciclo Conversas com História convida-vos a estar presentes nesta série de entrevistas sem tabus, sobre temas da atualidade. O público será convidado a questionar, criticar e debater connosco o futuro. Não conseguimos mudar o passado – mas sem o conhecer não podemos transformar o futuro.


António José de Barros Veloso
Médico, nascido em 1930 em Coimbra, licenciou-se em 1956. Possui a carreira dos Hospitais Civis de Lisboa onde foi diretor de serviço de Medicina Interna (1985-2000). Foi candidato a bastonário e integrou o Conselho Disciplinar e a Direção do Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos. Foi membro do Conselho de Reflexão sobre a Saúde (1996), da Comissão de Avaliação dos Cursos de Medicina (1998), presidente da Sociedade Médica dos Hospitais e Civis de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Sócio Fundador da European Federation of Internal Medicine, diretor da revista Medicina Interna e membro do Conselho Científico do European Journal of Internal Medicine. Foi presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (2005-11). Recebeu vários louvores da Administração dos Hospitais Civis de Lisboa (1961, 1994, e 1996) e do Ministério da Saúde (2001), possui a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (2007) e a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde (2012). Prémio Nacional de Medicina Interna em 2017 e doutorado Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa (2018).


20 junho 2020 | 16h00
Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1
M/6
60min
Enviar a um Amigo