Este evento já decorreu.

Conversas com História

Raquel Varela entrevista António José de Barros Veloso

CCB

António José de Barros Veloso

Na sequência do esforço nacional de contenção do novo coronavírus (COVID 19) e em consonância com as orientações da Direção Geral de Saúde, o Centro Cultural de Belém decidiu cancelar este evento.

Agradecemos a sua compreensão.


Consulte Política de reembolsos

A historiadora Raquel Varela recebe no dia 20 de junho, no âmbito do ciclo Conversas com História, o médico António José de Barros Veloso.

Neste ciclo, cada conversa, informal, parte de uma pergunta inquietante da atualidade para, através do passado – explicado para o grande público –, nos ajudar a compreender o presente.

A democracia é o menos imperfeito dos regimes? Entre a educação repressiva e a cultura permissiva, há alternativa? Não existem diferenças entre sexos? São construções culturais? A próxima crise económica é inevitável? A religião é um ópio ou uma expressão do sofrimento? Freud tinha razão quando «culpou» as mães pelos erros dos filhos?

O ciclo Conversas com História convida-vos a estar presentes nesta série de entrevistas sem tabus, sobre temas da atualidade. O público será convidado a questionar, criticar e debater connosco o futuro. Não conseguimos mudar o passado – mas sem o conhecer não podemos transformar o futuro.


António José de Barros Veloso
Médico, nascido em 1930 em Coimbra, licenciou-se em 1956. Possui a carreira dos Hospitais Civis de Lisboa onde foi diretor de serviço de Medicina Interna (1985-2000). Foi candidato a bastonário e integrou o Conselho Disciplinar e a Direção do Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos. Foi membro do Conselho de Reflexão sobre a Saúde (1996), da Comissão de Avaliação dos Cursos de Medicina (1998), presidente da Sociedade Médica dos Hospitais e Civis de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Sócio Fundador da European Federation of Internal Medicine, diretor da revista Medicina Interna e membro do Conselho Científico do European Journal of Internal Medicine. Foi presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (2005-11). Recebeu vários louvores da Administração dos Hospitais Civis de Lisboa (1961, 1994, e 1996) e do Ministério da Saúde (2001), possui a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (2007) e a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde (2012). Prémio Nacional de Medicina Interna em 2017 e doutorado Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa (2018).


20 junho 2020 | 16h00
Centro de Congressos e Reuniões | Piso 1
M/6
60min
Enviar a um Amigo