E Tudo o Vento Levou
Gone With the Wind

Belém Cinema

CCB

E tudo o vento levou

De Victor Fleming
Com Vivien Leigh, Clark Gable, Olivia de Havilland, Leslie Howard, Hattie McDaniel (1939)

O drama histórico E Tudo o Vento Levou, de Victor Fleming, é o mais incontornável e um dos mais marcantes clássicos do cinema americano. Adaptado para cinema a partir do bestseller homónimo da escritora Margaret Mitchell em plena era de ouro do cinema, E Tudo o Vento Levou é um portentoso épico sobre um dos mais conturbados períodos da história dos Estados Unidos da América.
O filme centra-se na vida de Scarlett O'Hara (Vivian Leigh), uma jovem aristocrata manipuladora, que cresceu durante o tumultuoso período da Guerra Civil Americana. Começamos por acompanhar a juventude de Scarlett na grande plantação de algodão do pai, as desventuras do seu amor impossível por Ashley (Leslie Howard) e o ambiente fervilhante que se vive quando a guerra civil entre o Norte e o Sul está na iminência de começar. Scarlett vê a sua vida mudar drasticamente quando a sua família e a plantação de que é herdeira são devastadas pela guerra, e com a entrada na sua vida do charmoso e ardiloso Rhett Butler (Clark Gable). Tal como o seu país, Scarlett terá de cumprir um longo caminho de angústia, provação e amadurecimento, para das cinzas reconstruir a sua vida e redescobrir o amor.
E Tudo o Vento Levou marca a história do cinema por ter sido o primeiro filme a cores a vencer o Óscar de Melhor Filme, e a dar a primeira nomeação e o primeiro Óscar a uma afrodescendente, Hattie McDaniel, Melhor Atriz Secundária.
Para assinalar os 75 anos da estreia de E Tudo o Vento Levou, a Warner Bros. levou a cabo um soberbo restauro em 4K deste grande clássico que apresentamos no Grande Auditório do CCB.

 

Produção | CCB | Midas Filmes

7 janeiro 2018 | 16:00

M/12
3h58 min c/intervalo
Enviar a um Amigo