Dia do Design Italiano no Mundo no CCB

CCB


A segunda edição do Dia do Design Italiano no Mundo – Italian Design Day 2018 – proclamado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, visa celebrar a excelência do design italiano de qualidade que representa hoje um sinal distintivo do Made in Italy, um dos pontos principais da ação de promoção do «viver à italiana» (#VivereALLItaliana), capaz de veicular uma imagem inovadora da Itália para além dos próprios confins.

O Italian Design Day 2018 é dedicado à relação entre design e sustentabilidade, do ponto de vista económico, social e ambiental. A Embaixadora do Design Italiano nomeada para Lisboa é Rosanna Pavoni, Diretora da Fondazione Studio Museo Vico Magistretti, dedicada ao designer e arquiteto italiano e sediada em Milão.

O CCB junta-se a esta iniciativa com a inauguração da exposição Svicolando. Homenagem a Vico Magistretti, patente na Sala Maria Helena Vieira da Silva de 1 a 6 de março, e com a conferência Arquitetura e design italiano na época de ouro pelo Prof. Marco Mulazzani, docente de História da Arquitetura na Universidade de Ferrara.

 

Programa

1 de março | 18:00 | Sala Vianna da Mota
Intervenção da Dra. Rosanna Pavoni, Diretora da Fondazione Studio Vico Magistretti e Embaixadora do Design Italiano para Lisboa.

19:00 | Sala Maria Helena Vieira da Silva
Inauguração da exposição Svicolando. Homenagem a Vico Magistretti pela Dra. Rosanna Pavoni, pela Dra. Luisa Violo, Diretora do Instituto Italiano de Cultura, e pelo arquiteto Nadir Bonaccorso, curador da exposição.
Esta exposição, realizada graças à colaboração da Fondazione Magistretti, é composta por esboços, fotografias, apontamentos, cartas, faxes e algumas peças históricas ainda hoje em produção que relatam uma história de projetos e produtos através do fil-rouge da relação profissional e pessoal com os criadores das empresas que entrelaçaram o próprio sucesso com o de Magistretti.


6 de março | 18:00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Por ocasião do encerramento da exposição Svicolando, realiza-se a conferência Arquitetura e design italiano na época de ouro pelo Prof. Marco Mulazzani, docente de História da Arquitetura na Universidade de Ferrara.