Projeto Relâmpago em exposição na Garagem Sul

CCB


De 26 de fevereiro a 2 de março, a Garagem Sul expõe os projetos dos 140 estudantes do Instituto Superior Técnico que durante uma semana estiveram no CCB a trabalhar sobre uma possível extensão do complexo Centro Cultural de Belém, no âmbito da X edição do Projeto Relâmpago.

A exposição pode ser visitada das 14h às 18h e a entrada é livre.

Nesta edição, o Projeto Relâmpago teve como objetivo desafiar questões relacionadas com o carácter da pré-existência, o confronto com os bairros locais, a própria proximidade do CCB ao rio e a importância e dificuldade de abordar uma zona de cidade que tem sido alvo de muita atenção, discussão e intervenção.

Durante uma semana, os estudantes do Instituto Superior Técnico trabalharam com intervenientes no projeto CCB, analistas, historiadores, arquitetos, engenheiros e tutores para criar várias propostas que respondam a este desafio. Esses projetos serão agora expostos na Garagem Sul.

O Projeto Relâmpago, iniciativa do NucleAR (Núcleo de Estudantes de Arquitetura) e do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico, é realizado anualmente, no início do segundo semestre letivo do curso. Consiste na realização de um exercício temático ao longo de uma semana, procurando promover a interdisciplinaridade, o trabalho em equipa e a capacidade de reflexão, debate e comunicação sobre diferentes temáticas.