Sou Fujimoto | Futurospective Arquitecture

Garagem Sul | Exposições Arquitectura

Sou Fujimoto | Futurospective Arquitecture
Sou Fujimoto | Futurospective Arquitecture
Sou Fujimoto | Futurospective Arquitecture
Sou Fujimoto | Futurospective Arquitecture



10 setembro a 17 Novembro de 2013

Arquitetura como Floresta – Textos, maquetas, fotografias: uma exposição concebida, projetada, documentada e comentada por Sou Fujimoto.
Cerca de 120 maquetas, projetos, objetos, materiais e filmes de trabalhos de Fujimoto são exibidos para ilustrar a sua visão do espaço.

Arquitetura como Floresta
Acredito que a Arquitetura do futuro seja como uma Floresta. Na floresta, das folhas, insetos e sementes até à grande escalada dos troncos das árvores, todo um conjunto de coisas verdadeiramente diversas coexiste e está em relação. É esta diversidade que me atrai, uma riqueza nascida do espaço, entre a ordem e o caos. Se uma Arquitetura como Floresta for criada, vai ser um lugar de complexidade, rico em diversidade, muito além daquilo que existe na arquitetura e nas cidades de hoje. E os seus habitantes vão ser uma parte orgânica dessa diversidade. Os projetos aqui expostos são tentativas de criar noções novas de natureza e ambientes feitos pelo homem, como a floresta tridimensional, a floresta geométrica, a floresta urbana, etc.
Alguns destes projetos foram construídos, outros são apenas conceitos, e outros, ainda, estão em desenvolvimento. Variam de pequenas ou, mesmo, microscópicas arquiteturas até edifícios colossais e infraestruturas urbanas com 700 metros de altura. A Arquitetura como Floresta aqui apresentada é o futuro da Natureza e o futuro da Arquitetura. A Floresta é a origem e lança luz sobre o futuro da Arquitetura.

Horário
De Terça a Domingo | Encerra à segunda-feira

 

Conferência com Sou Fujimoto
Dia 10 setembro às 21h30 no Grande Auditório de 2013

Oficinas de Origamis
De 19 de outubro a 12 de novembro de 2013 

Visitas Guiadas
Sou Fujimoto é um dos mais bem sucedidos arquitetos do panorama internacional, o último autor do Pavilhão Londrino da Serpentine Gallery. A Garagem Sul – Exposições de Arquitetura organiza visitas guiadas que permitem dar a conhecer o pensamento e os projetos concretos deste tão interessante arquiteto japonês.
De terça a sexta- Feira das 10h30 às 17h30
Visitas guiadas sujeitas a marcação prévia
Telefone:(+351) 213 612 650
visitasguiadas@ccb.pt

Apoio Institucional para a exposição
Sou Fujimoto “Futurospective Architecture”
Kunsthalle Bielefeld 

Apoios Institucionais do CCB para a Garagem Sul
Ordem dos Arquitetos
Trienal de Arquitetura de Lisboa
Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa

Patrocínios do CCB para a Garagem Sul
PT / EDP / Feirexpo / Prebuild