Este evento já decorreu.

Garagem Sul | Exposições de Arquitetura

Desenhos de Marques da Silva no Atelier Laloux

Arquivo

CCB

© André Cepeda

José Marques da Silva, Une salle à manger d’ Été, 1892

ARQUIVO

Desenhos de Marques da Silva no Atelier Laloux 1890-1896 inaugura a série de exposições Arquivo na Garagem Sul. Esta linha de programação irá apresentar conteúdos preservados num número cada vez maior de instituições que se dedicam à salvaguarda, tratamento e valorização de acervos de arquitetos. Ao conceber e construir edifícios, os arquitetos produzem documentação que nos permite compreender melhor os processos, o pensamento e as dinâmicas subjacentes ao ambiente construído. Essa documentação tem vindo a ser preservada e estudada, abrindo novas perspetivas sobre as características do ambiente construído em que vivemos. A série Arquivo pretende por em destaque os próprios documentos destes acervos, em exposições despretensiosas que ofereçam ao público um contacto direto com as suas qualidades visuais e características físicas.


Desenhos de Marques da Silva no Atelier Laloux, 1890-1896

No início do século XX, o pragmatismo e a competência de José Marques da Silva (1869-1947) fizeram deste arquiteto uma das principais figuras da arquitetura no Porto. A sua obra, construída sobretudo no norte de Portugal, é eclética e variada, mas não deixa de tornar evidente a matriz parisiense que se tornou fundamental para a caracterização da cultura arquitetónica portuguesa. Esta exposição apresenta um núcleo de desenhos de arquivo pertencentes ao período da sua formação em Paris, entre 1889 e 1896, quando foi aluno da École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts e discípulo de Victor Laloux, o arquiteto da Gare d’Orsay.
Em 1882, jovem de 13 anos, José Marques da Silva ingressou na Academia de Belas Artes do Porto e, em 1896, depois de 14 anos de estudos académicos, regressou à sua cidade como arquiteto diplomado pelo Governo Francês. Os desenhos aqui expostos permitem aproximar-nos de um mundo que se tornou distante e essa aproximação revela aspetos da vivência formativa de um jovem estudante de arquitetura. Hoje, essa vivência tem uma natureza completamente diferente, embora a profissão seja a mesma.

EXPOSIÇÃO CONCEBIDA PELA FUNDAÇÃO INSTITUTO ARQUITECTO JOSÉ MARQUES DA SILVA

 

De 6 de março a 17 de junho
terça a domingo 
10:00 às 18:00

Acesso mediante apresentação de bilhete para a exposição Paris Haussmann.

6 de março a 17 junho 2018

Garagem Sul
Enviar a um Amigo