Garagem Sul | Exposições de Arquitetura

O Mar É a Nossa Terra

A construção sensível da linha de costa

CCB

O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Tiago Casanova

O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Tiago Casanova

O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Tiago Casanova

O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Pedro Sadio

O Mar É a Nossa Terra, Garagem Sul © Tiago Casanova

A exposição reabriu dia 18 de maio após estar 2 meses encerrada devido às medidas extraordinárias de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – Covid 19. Na sequência deste reajuste de calendário, será também prolongada até ao dia 17 de janeiro de 2021.

Novo horário de funcionamento: terça feira a domingo, das 10:00 às 17:00. Encerra às segundas feiras (exceto no dia de abertura, 18 de maio)

Lotação máxima: 50 visitantes
Em alturas de maior afluência a entrada de público faz-se pelo Jardim das Oliveiras e a saída pela Av. da Índia


É obrigatorio o uso de máscara e higienizar as mãos antes de entrar na exposição para o correto uso dos microscópios e dos touchscreen (existe um dispensador de gel desinfetante à entrada)


Curadoria André Tavares e Miguel Figueira
Produzida pelo CCB/Garagem Sul

O oceano Atlântico é um espaço amplo e complexo que determina grande parte das nossas vidas. Em terra, uma linha de costa não é uma linha, é um eterno fluxo. Esta exposição cartografa e apresenta as contradições que existem entre a terra e o mar, sob a perspetiva da arquitetura, do ordenamento do território e da construção da paisagem. Esta matéria, tão sensível e relevante para a sociedade, tem sido objeto de atenção de um conjunto de arquitetos que têm desafiado os limites convencionais da disciplina. Tendo como ponto de partida as contradições físicas e a cultura popular da praia da Figueira da Foz, a exposição percorre um conjunto de experiências de pensamento, desenho e configuração das linhas de costa e da sua relação com a densa imensidão do oceano. O mar é um lugar: em vez de considerar a água como limite ou espaço de confronto, o mar pode e deve ser um parceiro na construção da terra.

Equipa de curadoria
Produzida pelo CCB/Garagem Sul com o apoio do Lab2PT/Universidade do Minho

A exposição tem a curadoria dos arquitetos Miguel Figueira, autor de obras como as intervenções no espaço urbano e o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, e André Tavares, programador da Garagem Sul / Centro Cultural de Belém e investigador no Lab2PT da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. Resulta de um trabalho coletivo que contou também com a participação do arquiteto Pedro Maurício Borges e dos designers change is good (José Albergaria & Rik Bas Backer), dos arquitetos Marta Labastida, Ivo Poças Martins e Pedro Bandeira, assim como do surfista Eurico Gonçalves e da produtora Carla Cardoso. Além das várias instituições parceiras, colaboraram na preparação da exposição Aitor Ochoa Argany, Daniel Duarte Pereira e Diego Inglez de Souza no âmbito do grupo de investigação Fishing Architecture do Lab2PT, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.
_

Queremos melhorar a experiência de quem nos visita e os visitantes podem agora percorrer a exposição acompanhados de um áudio-guia acessível por telemóvel (recomendamos que traga headphones).
Para os mais novos, desenhámos um «atividário», um conjunto de desafios e quebra-cabeças que levam a descobrir os segredos escondidos na linha de costa. Em setembro regressamos com a programação de visitas guiadas e oficinas para famílias.
_

Compre aqui o livro O Mar É a Nossa Terra, do curador Miguel Figueira, concebido a partir da exposição patente na Garagem Sul
_

terça a domingo
10:00–17:00
garagemsul@ccb.pt
213 612 614/5


10 de março de 2020 a 17 de janeiro de 2021
Garagem Sul
Enviar a um Amigo