Garagem Sul | Exposições de arquitetura

O Território da Arquitetura
Gregotti e Associados 1953-2017

CCB

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

Centrale offshore zenithal by Aldo Ballo

HQ Pirelli night view by Donato Di Bello

Luigi Ferraris stadium

Triennale Kaleidoscope by Ugo Mulas

Universita di Palermo by Mimmo Jodice

Gregotti e Associatti 1953-2017

CCB ©Mimmo Jodice

O Território da Arquitetura
Gregotti e Associati 1953-2017


13 novembro 2018 a 27 janeiro 2019

curadoria Guido Morpurgo
produzida pelo Padiglione d’Arte Contemporanea Milano (PAC)

Ao celebrar os seus 25 anos, o CCB acolhe uma exposição retrospetiva da obra de Vittorio Gregotti. Esta exposição apresenta uma narrativa explicativa das atividades abrangentes deste arquiteto e do seu gabinete ao longo de mais de seis décadas de projetos em Itália e no resto do mundo. O título da retrospetiva estabelece uma continuidade ideal com o territorio dell’architetuttura (território da arquitetura) – título programático do seu primeiro livro, publicado em 1966 – e uma forma de o espelhar: um ponto de encontro com contribuições de outras experiências e disciplinas, no qual o termo território assume o significado de material físico e conceptual da própria arquitetura. Este projeto ambicioso está documentado na exposição através de plantas e maquetes originais, bem como reproduções e fotografias. A visita inicia-se com os trabalhos mais recentes e recua no tempo até à ligação ideal com os trabalhos da década de 1950. Mais tarde, nos anos 1970, forjaram-se novos caminhos, que foram seguidos de concursos e projetos para cidades europeias, incluindo projetos de habitação social, na década de 1980. Os anos 90 foram anos de grandes mudanças nos princípios do planeamento urbano, e inúmeros projetos em cidades europeias. Ao longo da última década, Gregotti tem lidado essencialmente com o tópico da refundação urbana, especialmente em África e na China, com a construção da nova cidade de Pujiang, perto de Xangai.

Visita guiada à Exposição e ao Edifício
16 dezembro | 11h
Melhor do que conhecer a obra do Arquiteto Vittorio Gregotti, é poder entrar numa das mais emblemáticas de toda a sua carreira, o Centro Cultural de Belém, e conhecê-lo por dentro, inclusivé o projeto dos módulos que estão por construir.
No próximo domingo, dia de
Mercado CCB | Especial Natal, será possível, basta enviar um mail para garagemsul@ccb.pt ou ligar para 213612614/5, para visitar a exposição e a obra propriamente dita.

Italianos em Lisboa
Visitas à exposição e à cidade
+ info aqui

Debate de encerramento
19 janeiro | 17h | Garagem Sul
Com Manuel Salgado e Paulo Tormenta Pinto

 

Visita guiada 1º Domingo do mês
2 Dezembro
 2018
> 11h Oficina Projetar. Construir. Habitar.
> 15h visita guiada à exposição

6 Janeiro 2019
> 11h Oficina Banco
> 15h Visita guiada à exposição



COM O APOIO DE 

    Logo Instituto Italiano da Cultura

13 de novembro 2018 a 27 de janeiro de 2019
Garagem Sul
Enviar a um Amigo