Este evento já decorreu.

Garagem Sul | Exposições de Arquitetura

Arquitetura a Céu Aberto

Promontorio

CCB

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

Construção de cortiça na Praça CCB


A Praça de Verão este ano é uma experiência arquitetónica. Uma combinação de duas salas a céu a aberto definidas por uma colunata dupla inacabada, sugerindo ruínas, que se interpõem no atravessamento da praça atual. Duas zonas de estar virtualmente abertas a diferentes apropriações, entre as quais, um espaço para ver cinema. Convocam-se assim, simultaneamente, a dimensão ideal da obra e a irremediável realidade da passagem do tempo. Uma instalação cuja imposição no espaço pretende conduzir a uma experiência emocional e puramente arquitetónica.

À semelhança da edição anterior, o aglomerado de cortiça expandida, da Amorim Isolamentos, foi o material selecionado para a instalação arquitetónica. A versatilidade estética e a suavidade ao toque deste material, a que se juntam as suas características ecológicas – 100% natural e reciclável – tornam-no um dos mais interessantes para serem explorados em projetos de construção e de design, que se pretendam simultaneamente sustentáveis e de grande desempenho técnico.

Cinema
Ciclo Murray Grigor

Murray Grigor é um realizador escocês cuja produção cinematográfica tem privilegiado a arquitetura como protagonista. Entre séries televisivas, documentários e filmes promocionais, as suas obras dialogam com nomes maiores da arquitetura, desde Charles Rennie Mackintosh a John Lautner, passando por Robert Adams e Frank Lloyd Wright. Tendo como cenário Uma Praça no Verão, os seus filmes irão trazer arquitetura aos ecrãs do CCB.

Às sextas, às 21:30

13 de julho
Infinite Space: The Architecture of John Lautner (2008 / 91 min.)

27 de julho
Sean Connery´s Edinburgh (1983 / 29 min.)
The Hand of Adam (1975 / 34 min.)

10 de agosto
The Architecture of Frank Lloyd Wright (1983 / 61 min.)

24 de agosto
Sir John Soane: An English Architect, An American Legacy (2005 / 62 min.)
In Search for Clarity (1995 / 45 min.)

7 de setembro
Cumbernauld (1977 / 45 min.)
Space and Light (1972 / 20 min.) / Space and Light Revisited (2009 / 20 min.)
Turn End: The Architecture of Peter Aldington (2017 / 48 min.)

Filmes sem legendas em português.

_Consulte o ciclo completo de cinema do CCB de Verão aqui.



7 de setembro | 21:00
Lançamento do caderno Arquitetura a Céu Aberto. Promontorio

No próximo dia 7 de setembro, pelas 21:00, terá lugar na instalação Uma Praça no Verão, no CCB, o lançamento do caderno Arquitetura a Céu Aberto. Promontorio. Esta edição reproduz uma conversa entre os autores do projeto, João Luís Ferreira e Paulo Martins Barata, e André Tavares, progamador da Garagem Sul.

"O Promontorio concebeu uma construção efémera para Uma Praça no Verão, transformando o espaço do Centro Cultural de Belém numa combinação de duas salas a céu a aberto.

Nas palavras dos arquitetos, a 'imposição no espaço pretende conduzir a uma experiência emocional e puramente arquitetónica'. Os espaços abrem-se às mais variadas apropriações, desde as festas noturnas ao cinema de verão, passando pela dimensão lúdica inerente a toda a arquitetura."

André Tavares, Arquitetura a Céu Aberto. Promontorio.




 


logo Amorim
10 de julho a 16 de setembro 2018
Praça CCB
Enviar a um Amigo