Este evento já decorreu.

Arno Brandlhuber

Conferência Distância Crítica

CCB

Antivilla By Martin Binder

A conferência Distância Crítica de Arno Brandlhuber foi adiada para 15 de Março. Os bilhetes adquiridos para dia 5 de Fevereiro de 2019 são válidos para a nova data 15 de Março. No entanto, e caso deseje o reembolso, deverá dirigir-se ao local de compra dos mesmos. Agradecemos a compreensão.

 

Arquitetura como argumento

Arno Brandlhuber

Nesta apresentação, Brandlhuber vem falar-nos do papel do vídeo, televisão(online), entre outras imagens efémeras na produção espacial e, no discurso arquitetónico no seu sentido mais lato.

Arquiteto e urbanista, funda em 2006 o atelier Brandlhuber + (Berlim) que se tem dedicado a desenvolver projetos baseados numa lógica colaborativa, não só outros escritórios de arquitetura como outras disciplinas. O trabalho da Brandlhuber+ é diversificado variando entre projetos de arquitetura, de investigação, exposições e publicações. Na vertente do ativismo político, tem-se focado nas questões da legislação e no seu impacto na produção arquitetónica e urbana.

Juntamente com o artista e realizador Christopher Roth, Brandlhuber + produziu uma série de filmes: “Legislating Architecture” (2016), “The Property Drama” (2017) e “Architecting after Politics” (2018). O mais recente filme faz parte de uma exposição itinerante em curso que retrata a economia de espaço. Desde 2017, Arno Brandlhuber é professor de arquitetura e design no Instituto de Tecnologia Federal Suíço (ETH Zurique), onde tem explorado o papel dos novos medias e das novas tecnologias como argumentos para o futuro da disciplina.
 

Conversa com Lucinda Correia, arquiteta e co-fundadora da Artéria – Humanizing Architecture, um atelier independente e multidisciplinar fundado em 2011 que se dedica a projetos de reabilitação urbana. Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desde 2018, é membro colaborador do núcleo de Arquitetura, do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) e do Laboratório de Projeto Sustentável (Sustenta) desde 2017. Integra ainda a equipa editorial do Jornal Arquitetos (2016/2018).

 

Ciclo Distância Crítica 2017-2019

Coprodução CCB/Trienal de Arquitectura de Lisboa


Em arquitetura, a conferência é uma das formas primordiais de partilha de conhecimento. Desde 2011, os ciclos de conferências Distância Crítica proporcionam precisamente esse espaço, estabelecendo uma grande proximidade e diálogo entre público e orador. Os convidados são referências no pensamento da arquitetura, com uma carreira consistente e singular, reconhecida pela crítica. 

Em parceria com o CCB, este 3.º ciclo (2017 – 2019) pretende ainda ampliar o campo de reflexão em termos geracionais e tipológicos, incluindo autores emergentes e formas de desenho para lá de programas convencionais. 

Apesar de privilegiarmos quem atua no campo de uma arquitetura dita “real”, neste ciclo abrimos espaço para quem opera na vertente “ficcional”, no campo cinematográfico ou através de ensaios de alta tecnologia que abrem caminhos radicalmente novos para o habitat humano em condições extremas.


15 de março 2019 | 19:00
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Enviar a um Amigo