Este evento já decorreu.

Garagem Sul | Exposições de Arquitetura

Tham & Videgård

Distância Crítica

CCB

siteThamVidegåadKTHSchoolofArchitecture

A conferência Distância Crítica que abre o ano de 2018 é da dupla sueca Tham & Videgård, no dia 15 de fevereiro, às 19h, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. O 3.º Ciclo (2017 – 2019), organizado pela Trienal de Lisboa em parceria com o CCB – Garagem Sul, também irá incluir no ano de 2018 Sergison Bates e o Atelier Bow-Wow.
Desde 2011, os ciclos de conferências Distância Crítica proporcionam um espaço primordial de partilha de conhecimento em arquitetura, estabelecendo proximidade e diálogo entre público e orador. São convidados autores que já se tornaram referências do pensamento na arquitetura, pela sua singularidade ou consistência de uma carreira reconhecida pela crítica.
Sediado em Estocolmo, o estúdio Tham & Videgård é liderado pelos seus cofundadores, Bolle Tham (n.1970) e Martin Videgård (n.1968). Desde o início que a sua prática chamou à atenção pela abordagem experimental e a inovação da sua obra construída. A qualquer escala, esta dupla tem um conjunto de princípios coerentes e uma distinta consciência histórica. Para Bolle Tham e Martin Videgård, os edifícios e objetos não são meras expressões do gosto contemporâneo, mas uma forma de história contínua projetada no tempo futuro.
À prática de Tham & Videgård já foram atribuídos vários prémios nacionais e internacionais e, por duas vezes, o prémio Kasper Salin para Nova Arquitetura, na Suécia. Obras de relevo (na Suécia) incluem a nova Escola de Arquitetura do Instituto Real de Tecnologia (KTH), o Kalmar Konstmuseum, Moderna Museet Malmö, o conjunto de edifícios de habitação Västra Kajen, o Centro Comercial Uppsala, Creek House e Mirrorcube para o Tree Hotel em Harads.
Bolle Tham e Martin Videgård são membros da Academia Real de Artes da Suécia, ensinam e dão conferências em escolas de arquitetura na Suécia e pelo mundo. Em 2014-2015 foram professores convidados na PBSA Peter Behrens School of Architecture em Düsseldorf. Em 2017, a revista El Croquis publicou a 5.ª monografia sobre o trabalho do ateliê Tham & Videgård. No mesmo ano, foram o único ateliê nórdico a participar na Chicago Architecture Biennial 2017, Make New History.


Moderador convidado: Luís Tavares Pereira

Estes ciclos de conferências resultam da parceria entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o Centro Cultural de Belém

 

 Assista aqui à conferência


15 de Fevereiro | 19:00

Enviar a um Amigo