Este evento já decorreu.

Mercadinho dos Talentos

Fábrica das Artes | Para todas as infâncias

CCB

Mercadinho dos Talentos (c)Manuel Ruas Moreira

Para quem deseja conduzir os mais novos na valorização e troca de preciosidades

O Mercadinho dos Talentos oferece-se, antes ainda de chegar o dia em que acontece, como ativador da imaginação e da invenção, do desejo de criar projetos pessoais ou coletivos, para desenvolver em família ou com os amigos.
O Mercadinho dos Talentos oferece-se ainda como espaço público para uma comunidade de pessoas de várias idades ensaiarem a atribuição de significado e valor a objetos pessoais ou ideias, talentos, criações, construções…enfim, ao trabalho. Por isso estimula-se a negociação e a troca. Por isso valorizam-se os bens efémeros como as artes, a literatura e a poesia, as ciências, a artesania e a troca de conhecimento.
A participação no Mercadinho dos Talentos pode ser uma excelente oportunidade para desenvolvimento de atividades em família, implicando pais e filhos na preparação das suas bancas. Esse envolvimento pode refletir-se: na seleção cuidada das “traquitanas” que agora já não usamos, para as trocarmos ou negociarmos a sua venda até ao valor máximo de 1€; na elaboração dos objetos criados pelas crianças; na realização de oficinas para ensinar esses talentos a outros ou no acompanhamento dos talentos para apresentar no palco do Mercadinho.
Preparámos algumas novidades de dinamização do Mercadinho e dos talentos dos mercadores: em cada mercadinho abrimos um espaço de oficinas para as quais convidamos artistas, cientistas e outros que tais para explorar e descobrir novos talentos.
A quinze minutos do fim do Mercadinho teremos as Trocas Relâmpago. As vendas são suspensas para que os mercadores possam fazer entre si as últimas trocas.
Neste novo formato de Mercadinho queremos promover a interatividade entre gerações e, ao mesmo tempo, reforçar a vertente dos talentos que é, ao fim e ao cabo, o centro deste projeto.

Madalena Wallenstein

 

 

No Jardim das Oliveiras poderás mostrar os teus talentos, os teus projetos, a solo ou partilhados com os teus amigos e colegas. Traz contigo a mala dos truques de magia, o pincel e as tintas, o caderno de poemas, as bolas de malabarismo, o instrumento que tocas ou qualquer outra coisa que gostarias de partilhar.
Podes também trocar ou vender as traquitanas que já não queres, até 1 €.

Para seres selecionado, preenche a ficha de candidatura (aqui) e envia-a para o email fabricadasartes@ccb.pt.


O Mercadinho dos Talentos entra numa nova fase. Agora com a presença de artistas dinamizadores, este será um espaço para famílias dedicado à apresentação de objetos e ideias criados pelos mais novos


Procuram-se:

Vendedores de brinquedos, vendedores de sabedoria, contadores de histórias, músicos, inventores, cientistas, atores, bailarinos, poetas, acrobatas, artistas plásticos, artesãos, ilusionistas, outros talentos que tenhas inventado e nos surpreendam.

 

Contactos > Filomena Rosa | Manuel Moreira | Marta Azenha | Helena Maia
Todos os dias úteis das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00.

4 dezembro, 2016|11:00 às 17:00
5 março, 2017 | 11:00 às 17:00 
4 junho 2017 | 11:00 às 17:00

 

Jardim das Oliveiras
Dos 4 aos 14 anos
Enviar a um Amigo