“A cabeça entre as mãos” - Ciclo sobre os mistérios do cérebro

Cérebros Metafísicos

Rita Pedro

CCB

Cérebros metafísicos ©Madalena Matoso

Cá Dentro – Descobrir o cérebro

Já imaginaste como seria a tua vida se não conseguisses entender aquilo que os outros sentem, ou então, se eles não percebessem o que tu queres? De certeza que te irias sentir muito sozinho no planeta, sem ninguém para sorrir junto contigo, para te consolar quando fosse preciso, sem poderes ajudar um amigo. É graças a uma magia que acontece no nosso cérebro, que os neurocientistas chamaram «neurónios espelho», que, desde que somos bebés, conseguimos partilhar com os outros as nossas experiências, sensações e desejos, e até mesmo sem usar palavras!

Esta oficina lança vários desafios. Primeiro, questionar filosoficamente o seguinte problema: como é que um cérebro se pode conectar a outro cérebro e a pessoa sentir o que o outro sente? Em seguida, vamos experimentar traduzir para sons e ritmos, pinturas, expressões faciais, gestos, ou movimentos aquilo que sentimos. A partir de pequenas histórias do nosso dia-a-dia, vamos também expressar as sensações e emoções em expressões artísticas e vice -versa. 


A Cabeça Entre as Mãos - Ciclo sobre os mistérios do cérebro

A arte requer reconhecimento mútuo e, por isso mesmo, ela é a anfitriã da transversalidade por excelência, não só no cruzamento entre as artes todas, como também entre as diversas áreas do conhecimento. A cabeça entre as mãos – ciclo sobre os mistérios do cérebro reúne uma multidão vinda de diversos campos disciplinares – criação artística, filosofia com crianças e neurociência. É desse encontro e da inevitável existência dos outros para que possa haver o sujeito, que pretendemos juntos, oferecer aos jovens públicos, o brilho da dimensão comunicacional da vida na arte, na ciência, na razão humana, no plano social e político.

19 a 22 Fev, terça a sexta-feira | 10h30

23 Fev, sábado | 15h30

24 Fev, domingo | 11h30

Espaço Fábrica das Artes
Pré-escolar, 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo | 5 aos 9 anos
2 horas
Enviar a um Amigo