“A cabeça entre as mãos” - Ciclo sobre os mistérios do cérebro

Quando o cérebro vai à escola

Joana Rato e Alexandre Castro Caldas

CCB

Quando o cérebro vai à escola ©Madalena Matoso

Cá Dentro – Descobrir o cérebro

O enorme progresso das técnicas de neuroimagem alcançado nas últimas décadas permitiu um avanço considerável no estudo da atividade cerebral subjacente aos processos cognitivos, emocionais e comportamentais. Hoje já sabemos mais sobre a arquitetura e funcionamento do cérebro humano. No entanto, há muita investigação, ainda a desenvolver, com foco nos processos de aprendizagem e a sua ligação com o atual sistema de ensino.

Através da lente das neurociências, da psicologia e da educação, esta formação segue o caminho da ciência e com o espírito da transdisciplinaridade propõe construir pontes entre sessões através de desafios temáticos e discussões orientadas para aguçar cérebros curiosos.

 

Em parceria com Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) / Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa


A Cabeça Entre as Mãos - Ciclo sobre os mistérios do cérebro

A arte requer reconhecimento mútuo e, por isso mesmo, ela é a anfitriã da transversalidade por excelência, não só no cruzamento entre as artes todas, como também entre as diversas áreas do conhecimento. A cabeça entre as mãos – ciclo sobre os mistérios do cérebro reúne uma multidão vinda de diversos campos disciplinares – criação artística, filosofia com crianças e neurociência. É desse encontro e da inevitável existência dos outros para que possa haver o sujeito, que pretendemos juntos, oferecer aos jovens públicos, o brilho da dimensão comunicacional da vida na arte, na ciência, na razão humana, no plano social e político.

2, 16, 21 e 30 Mar, sábados, 2019 | 15h00
Espaço Fábrica das Artes
Adultos
12 horas (4 sessões de 3 horas)
Enviar a um Amigo