Este evento já decorreu.

"For Goodness Sake" – Ciclo William Shakespeare

Baby Macbeth

Compagnie Gare Centrale

CCB

Baby Macbeth ©Alice Piemme

Espetáculo de Teatro para a primeira infância

Uma interpretação livre inspirada nas tragédias, nas comédias e no universo de Shakespeare. Um espetáculo em inglês antigo para bebés e suas famílias. Romeu e Julieta, Macbeth, Sonho de uma Noite de Verão, Rei Lear, Ophélia…

Os adultos reencontram as intrigas shakespearianas ao mesmo tempo que as crianças, livres de todos os clichés, mergulham num espetáculo por vezes narrativo, lúdico, poético ou musical.

O cenário é uma grande mesa. Os espectadores estão sentados ao redor da mesa. Alguns bebés, escolhidos entre os pequenos espectadores, estão sentados em tronos: eles terão os papéis secundários.

A atriz fica à frente deles e cria um contacto privilegiado com estes jovens atores. Cada bebé recebe um chapéu para usar como disfarce. O pianista toca a introdução e… o espetáculo começa.

Com base na energia e humor dos bebés, curtas cenas são contadas em grande convivência com os pequenos atores e os espectadores.

Cada cena é acompanhada por música original, tocada ao piano, inspirada em obras clássicas desde canções de embalar às gaitas de foles escocesas.

Em linha com outros espetáculos criados ao longo de 30 anos por Agnès Limbos, um teatro de autor, objetos, diálogos e música em que a atriz navega entre o jogo e a narração, entre encarnação e ponto de vista. Teatro da distância, preciso, rítmico, musical tanto no texto como nas ações.

 

 

De e por Agnès Limbos

Composição musical e acompanhamento ao piano Joachim Caffonnette

Apoio à dramaturgia Sabine Durand

Desenho de luz Jean Jacques Deneumoustier

Cenografia Sophie Carlier

Construção Alexandre Herman

Figurino e chapéus Françoise Colpé

Uma produção da companhia Gare Centrale, em coprodução com o Théâtre de la Guimbarde.

Com o apoio da Montagne Magique (Bruxelas) e do Théâtre de la Licorne (Dunkerque) no âmbito da residência artística, e SABAM.

Estreado originalmente no Festival Mundial da Marionete de Charleville-Mézières, a 23 de setembro de 2107

 

Para este espetáculo é necessário efetuar uma marcação prévia pelo n.º de telefone 213 612 899 (todos os dias úteis das 11h às 13h e das 15h às 18h) ou pelo e-mail fabricadasartes@ccb.pt.


Apoio

For goodness sake – Ciclo William Shakespeare

Revisitar Shakespeare é sempre um desafio, dada a proliferação de estudos universitários, encenações e adaptações que foram sendo feitas ao longo dos tempos pelos mais diversos discursos artísticos – do teatro ao cinema, do ensaio à literatura e à dança. Contudo, se a sua biografia ainda é terreno de polémicas, a sua obra continua a fascinar pelo que tem de avassalador na abordagem da natureza das paixões humanas e a suscitar releituras de criadores contemporâneos, que é o propósito deste ciclo.

10 maio, 2019, sexta feira | 10h00 e 11h00

11 maio, 2019, sábado | 10h00, 11h30 e 15h30

Espaço Fábrica das Artes
M/1
25 minutos
Enviar a um Amigo