Mini Dias da Música 1

Concerto de Encerramento dos Mini Dias da Música

OJ.COM ©Nuno Costa

OJ.COM ©Nuno Costa

Pedro Neves

Concerto integrado no evento Projetar o Futuro com Arte, parceria ANQEP, IP/CCB.

A 4.ª Sinfonia é dedicada à organização Juventude Musical Portuguesa. Foi composta, na sua maior parte, no Alentejo, no Monte dos Perdigões, em casa de Luís de Freitas Branco, onde Joly Braga Santos permanecia largas temporadas. Tal como na 3.ª Sinfonia (escrita no mesmo local) é notória a influência das canções alentejanas entoadas por trabalhadores, impregnando assim um certo “sabor” popular à sua obra. Joly Braga Santos diz a respeito da sua 4.ª Sinfonia:
 “Esta sinfonia fecha um ciclo na minha produção dominado principalmente por duas preocupações: a implementação de um sinfonismo moderno na música portuguesa continuando o exemplo dado por Luís de Freitas Branco, tentativa de construir uma música que visando o geral, mas não desdenhando as conquistas do séc. XX, pudesse falar ao Homem comum com simplicidade e clareza. (...) a Sinfonia n.º 4 não é propriamente uma obra de expressão folclórica e a influência da canção alentejana reflete-se aqui numa certa maneira de tratar a construção modal e os recortes melódicos, que tal como na música popular do Alentejo se desenvolvem independentemente da quadratura rítmica. (...) O Hino à Juventude simboliza a união dos jovens de todo o mundo, através da música.”
Joly Braga Santos escreveu esta sinfonia sob o entusiasmo do movimento que tinha vivido com outros músicos portugueses, como João de Freitas Branco, Humberto Ávila, Filipe de Sousa, Nuno Barreiros e Maria Elvira Barroso, na constituição da Juventude Musical Portuguesa.


Concerto de Encerramento dos Mini Dias da Música

Joly Braga Santos Sinfonia n.º 4
   I. Andante – Allegro 
   II. Adagio 
   III. Allegro – Allegro vivace 
IV. Allegro

Escritores Fernando Pessoa

OJ.COM
Pedro Neves direção musical
Coro Voces Caelestes
Sérgio Fontão maestro do coro

Produção | CCB



Coro Voces Caelestes

DOCUMENTOS

BIOGRAFIAS

LETRAS

28 abril 2017 | 12:00

M/6
com lugares marcados
Enviar a um Amigo