Este evento já decorreu.

E1 – Concerto Mini Dias da Música

Orquestra Sinfónica "Ensemble"

Orquestra Sinfónica Ensemble

Orquestra Sinfónica Ensemble

Cesário Costa ©André Nacho

Orquestra Sinfónica "Ensemble"
Cesário Costa
direção musical

Franz von Suppé Abertura Cavalaria Ligeira
Joly Braga Santos Sinfonia n.º 1
I. Molto Sostenuto / II. Allegro Energico / III. Andante Molto Tranquillo / IV. Allegro Assai

Franz von Suppé já era um compositor reconhecido quando compôs, em 1866, a Cavalaria Ligeira, opereta em 2 atos, que estreou nesse mesmo ano em Viena.
Os seus acordes iniciais, facilmente reconhecíveis, sugerem uma alvorada e remetem de imediato para um universo militar.
A opereta é raramente executada, contudo, a sua abertura é uma das composições mais populares de Suppé, integrando o repertório de várias orquestras em todo o mundo e sendo o seu tema principal frequentemente utilizado como suporte musical em diversos media.
Joly Braga Santos, compositor, maestro e crítico, um dos grandes nomes da cultura e figura ímpar na música portuguesa do século XX, deixou mais de 100 obras, entre as quais se destaca a sua música para orquestra.
Enquanto jovem compositor inspirou-se na música tradicional portuguesa, nomeadamente no folclore e na polifonia renascentista, cujas influências estão bem patentes nesta primeira sinfonia, composta aos 22 anos de idade.
A Sinfonia n.º 1, dedicada “Aos Heróis e Mártires da II Guerra Mundial”, foi estreada logo após a sua conclusão no Teatro Nacional de São Carlos, sob a batuta de Pedro de Freitas Branco.

Parceria ANQEP/CCB

22 abril 2016 | 12:00
M/6
Enviar a um Amigo