B23 - Vocal Ensemble

Quando a perfeição encontra a perfeição

Vocal Ensemble

Vocal Ensemble

Vasco Negreiros

Ainda que pertencentes a fases distintas da história da Europa, Petrarca (1304-1374) – o Poeta Laureado – e Palestrina (1525-1594) – o Príncipe dos Músicos – têm em comum o facto de terem deixado obras que durante séculos foram consideradas, por poetas e compositores de gerações muito posteriores, máximas manifestações da mais absoluta perfeição.
Ainda que hoje em dia nos sejam mais familiares as obras profanas do que as sacras, no que toca à poesia de Petrarca e, por seu turno, mais as composições sacras que as profanas, no que toca à música de Palestrina, ambos viveram entre estes dois mundos, assim como entre o latim e o que veio a ser o que hoje chamamos língua italiana, constituindo os madrigais sacros em vernáculo uma síntese de ambas as esferas.
Palestrina tanto pôs música em poemas de amor de Petrarca, como num conjunto de oito stanze em louvor de Santa Maria. Enquanto os madrigais amorosos são bastante simples e curtos, todos a quatro vozes, aqueles que Palestrina escreveu sobre poemas marianos da pena de Petrarca são consideravelmente mais complexos, verdadeiras pérolas de invenção contrapontística, a cinco vozes.
Neste concerto alterna-se sucessivamente um madrigal profano entre cada dois sacros, sendo todos os textos de Petrarca e toda a música de Palestrina. A excelência da palavra dá a mão ao mais perfeito domínio dos sons, justo no género que melhor soube combinar estas duas artes: o madrigal renascentista.

Quando a perfeição encontra a perfeição

Giovanni Pierluigi da Palestrina / Francesco Petrarca Madrigais profanos; Madrigais sacros


Vocal Ensemble
Vasco Negreiros direção musical

Daniela Matos
Flavio Ferri-Benedetti
Tiago Oliveira
Vasco Negreiros
Miguel Maduro-Dias



Produção | CCB


DOCUMENTOS

LETRAS

DOCUMENTOS

29 abril 2017 | 16:00

Sala Almada Negreiros
M/6
Sem lugares marcados
Enviar a um Amigo