Este evento já decorreu.

B22 - Quarteto Arabesco

Requiem de Mozart sem Palavras

Quarteto Arabesco

Quarteto Arabesco

O Quarteto Arabesco apresenta o Requiem de Mozart, numa versão instrumental para quarteto de cordas de 1810. Com mais de 200 anos, esta versão de Peter Liechtenthal (1780-1853) nunca chegou a ser editada, tendo sido recentemente redescoberta e estreada em Portugal pelo Quarteto Arabesco. Numa interpretação historicamente informada em instrumentos da época, esta recriação pretende ser fiel ao seu período de composição.
O Requiem é uma missa pelos defuntos. O seu título deriva da primeira frase, "Requiem aeternam dona eis" (“dai-lhes o repouso eterno”). Mozart sempre desejou escrever um Requiem, segundo ele a mais elevada forma de música litúrgica. Tendo ficado inacabada, após a sua morte foi finalizada pelo seu discípulo Süssmayer e estreada em 1793.
Liechtenthal, médico e compositor, amigo do filho de Mozart, era aficionado pela sua obra. Os mesmos rascunhos usados por Süssmayes serviram-lhe para criar uma versão para quarteto de cordas. A prática de transcrever para agrupamentos mais pequenos era comum na época, como meio de divulgação de composições num enquadramento mais intimista, sendo inclusivamente indicada por Mozart para muitas das suas obras.
O Requiem, originalmente para orquestra, quatro vozes solistas e coro misto, é aqui reduzido para quarteto de cordas, o "rei" da música de câmara. Permite a fruição desta obra num ambiente intimista e de requinte no qual sentimos, como o próprio Liechtenthal afirma, a grandiosidade de Mozart brilhar em cada nota

 

Requiem de Mozart sem Palavras

Wolfgang Amadeus Mozart Requiem em Ré menor, KV 626, versão para Quarteto de Cordas (arranjo de Peter Liechtenthal)
   I. Introitus: Requiem 
   II. Kyrie 
   III. Sequentia: Dies Irae; Tuba Mirum; Rex Tremendae; Recordare; Confutatis; Lacrimosa 
   IV. Offertorium: Domine Jesu Christe; Hostias 
   V. Sanctus 
   VI. Benedictus 
   VII. Agnus Dei 
   VIII. Communio: Lux aeterna


Quarteto Arabesco
Denys Stetsenko violino
Raquel Cravino violino
Lúcio Studer violeta
Ana Raquel Pinheiro violoncelo


Produção | CCB

DOCUMENTOS

BIOGRAFIAS

29 abril 2017 | 14:00

Sala Almada Negreiros
M/6
Sem lugares marcados
Enviar a um Amigo