B21 - Pavel Gomziakov

Programa Graça Moura

Pavel Gomziakov ©JBMillot

Pavel Gomziakov ©JBMillot

Primeiro de dois recitais dedicados a Vasco Graça Moura, nos quais o célebre violoncelista Pavel Gomziakov interpretará as Seis Suítes para Violoncelo Solo de J. S. Bach. Neste programa serão interpretadas as suítes n.º 1, 4 e 6. 
As Seis Suítes para Violoncelo Solo estão entre as mais frequentemente interpretadas e mais reconhecidas composições para violoncelo solo.
Bach provavelmente compôs estas suítes no período entre 1717 e 1723, quando o compositor serviu como Kapellmeister em Köthen, sendo que o manuscrito original das Seis Suítes para Violoncelo Solo há muito está perdido na história. Um dos únicos apóstolos é uma cópia feita por Anna Magdalena, a segunda esposa de Bach, cuja letra é estranha na sua semelhança com a do próprio compositor.
Na década de 1720, quando Bach compôs as suítes, o violoncelo era um instrumento recente. Antonio Stradivari, o grande fabricante de instrumentos de corda cremonese, começou a construir violoncelos “modernos” durante a primeira década de 1700, quando criou violoncelos cujo tamanho se tornou o padrão até ao final do século. Durante o século anterior havia todo o tipo de instrumentos de cordas graves, tanto das famílias da viola como do violino, e muitos violinos baixo maiores continuaram a ser utilizados nos anos 1700. O violoncelo era assim apenas um instrumento entre muitos quando Bach escreveu a Suíte n.º 6, BWV 1012, para um violoncelo de cinco cordas (o instrumento padrão tem quatro).
Desde 1890, quando Pablo Vasal encontrou uma cópia publicada numa loja de música de segunda mão e as interpretou em público, 20 anos depois, que estas suítes se tornaram a Bíblia e o Cálice Sagrado do repertório para violoncelo solo – sendo que cada violoncelista procura a sua forma de chegar ao coração desta música.


Programa Graça Moura

Bach Suítes para Violoncelo n.os 1, 4 e 6

Pavel Gomziakov violoncelo


Produção | CCB

DOCUMENTOS


BIOGRAFIAS

29 abril 2017 | 22:00

Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
M/6
Sem lugares marcados
Enviar a um Amigo