Este evento já decorreu.

B19 - Vasco Dantas

Contos e outras histórias fantásticas

Vasco Dantas Rocha

Vasco Dantas Rocha

Um dos romances mais famosos do mundo pianístico e da música clássica é a história de amor entre Robert Schumann e a jovem pianista Clara Wieck, que culminou com o seu casamento em 1840. Este namoro teve todos os ingredientes de uma telenovela: um pai hostil, um outro pianista apaixonado pela noiva, correspondências secretas, problemas judiciais, acusações de alcoolismo de Schumann, a sua expulsão de casa dos Wieck, problemas económicos, etc. Todos estes episódios produziram também em Schumann muita inspiração criativa, que o levou a compor grande parte do seu repertório pianístico mais famoso.
Em março de 1838, depois de se ver proibido de frequentar a casa de Clara, Schumann escreveu-lhe: “Tenho andado a compor um livro inteiro de coisas – selvagens, maravilhosas, solenes – talvez sejam uma resposta ao que me escreveste, dizendo que muitas vezes me pareço com uma criança... Escolhi doze e chamei-lhes Cenas Infantis.”
O pianista belga Louis Brassin cedo ficou conhecido como pequeno prodígio pelo seu virtuosismo ao piano e, mais tarde, pelas suas transcrições de grande dificuldade técnica de óperas de Richard Wagner. À semelhança de outros excertos das suas óperas, este tema famoso d’A Cavalgada Das Valquírias, rico de intensidade e energia, é frequentemente utilizado em bandas sonoras de produções cinematográficas e televisivas.
A relação entre Wagner e Liszt estendeu-se muito para lá da relação musical quando Wagner se casou com Cosima von Bülow, filha de Franz Liszt, tornando este sogro de Wagner. Mas ainda antes desta relação se iniciar, Liszt apaixonou-se pela música orquestral de Wagner e incluiu inúmeras transcrições ou paráfrases destas obras nos seus recitais de piano. O trabalho de Liszt em A Morte de Isolda é bastante respeitador da sua fonte.
Sergei Prokofiev chamava-lhe “Bach nas Notas Erradas” e foi com o ballet do conto de fadas russo O Pássaro de Fogo que o compositor russo Igor Stravinsky alcançou o sucesso internacional e foi catapultado para Paris.
Da partitura completa deste ballet, Stravinsky extraiu uma suíte orquestral que rapidamente se tornou famosa. Guido Agosti, pianista italiano, transcreveu três andamentos dessa obra. Uma reinvenção deslumbrante de um clássico!


Contos e outras histórias fantásticas

Robert Schumann Cenas Infantis, op. 15
   1. De povos e terras distantes 
   2. História curiosa 
   3. Cabra cega 
   4. Criança que suplica 
   5. Felicidade plena 
   6. Acontecimento sério 
   7. Sonho 
   8. À lareira 
   9. Cavalinho de madeira 
   10. Um pouco sério 
   11. Fazer medo 
   12. A criança adormece /13. O poeta fala

Richard Wagner / Louis Brassin Transcrição para piano do ato III da ópera O Anel do Nibelungo; Cavalgada das Valquírias
Richard Wagner / Franz Liszt Transcrição para piano da cena final da ópera de Tristão e Isolda
Igor Stravinsky / Guido Agosti Transcrição para piano da suíte de O Pássaro de Fogo
   1. Dança Infernal do Rei Kachtchei 
   2. Canção de Embalar / 3. Final


Vasco Dantas piano



Produção | CCB

DOCUMENTOS

BIOGRAFIAS

29 abri 2017 | 18:00

Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
M/6
Sem lugares marcados
Enviar a um Amigo