B2 - Orquestra Sinfónica Ensemble

Sedução e Amores Proibidos

Orquestra Sinfónica Ensemble

Orquestra Sinfónica Ensemble

Cesário Costa

Raúl da Costa

O poema sinfónico Paraísos Artificiais é uma obra marcante na cena musical portuguesa, com coloridos orquestrais resultantes da influência da música impressionista de Debussy.
A inspiração partiu do livro de Baudelaire Les Paradis Artificiels, tradução das Confessions of an Opium Eater de Thomas Quincey.  A obra começa com suavidade e termina de forma dissonante, uma alusão aos dois sentimentos que o consumidor de ópio experiencia (do prazer ao precipício). A sua estreia em Lisboa, em 1913, escandalizou o público e a crítica nacionais.
Em 1827, quando Chopin tinha apenas 17 anos, compôs as variações sobre a ária Là ci darem Ia mano, um dueto cantado por Don Giovanni e Zerlina no primeiro ato da ópera de Mozart, Don Giovanni. Foi o seu primeiro trabalho para piano com orquestra, e a primeira obra editada fora da Polónia.
As variações de Chopin sobre Là ci darem Ia mano provocaram a exclamação célebre de Schumann, na revista Neue Zeitschrift für Musik: “Tiremos o chapéu, meus senhores! Um génio!”.
A obra Romeu e Julieta – Abertura-Fantasia pode ser considerada um poema sinfónico em forma sonata. Tchaikovsky inspirou-se na peça homóloga de Shakespeare, representando alguns acontecimentos e personagens, numa narrativa musical não linear.
Centrou-se em três pontos principais: a apresentação de Frei Lourenço, a luta entre os Montecchio e os Capuleto e o amor entre Romeu e Julieta.
A obra teve três versões, sendo que a atualmente em repertório é a terceira, composta em 1880.

Concerto integrado no evento Projetar o Futuro com Arte, parceria ANQEP, IP/CCB.

Sedução e Amores Proibidos

Luís de Freitas Branco Poema Sinfónico, Paraísos Artificiais
Frédéric Chopin Là ci darem la mano
Piotr Ilich Tchaikovsky Romeu e Julieta

Orquestra Sinfónica Ensemble
Cesário Costa direção musical

Raúl da Costa piano


Produção | CCB

DOCUMENTOS

BIOGRAFIAS

29 abril 2017 | 14:00

M/6
com lugares marcados
Enviar a um Amigo