Este evento já decorreu.

B1 - Entre Portugal e as Américas
OJ.COM

CCB

OJ.COM ©Nuno Costa

Pedro Andrade ©Pedro Andrade

Gershwin Abertura Cubana
Luís de Freitas Branco Suite Alentejana N.º 1
Arturo Márquez Danzón N.º 2

Pedro Andrade direção musical

Este é um programa que faz uma ponte entre Portugal e as Américas. George Gershwin é célebre pelos standards do Grande Cancioneiro Americano, mas o compositor norte-americano também abraçou músicas de outras latitudes. É o exemplo desta Abertura Cubana, originalmente intitulada Rumba, composta em 1932, pouco depois do músico ter passado uma temporada em Havana. A peça é dominada por ritmos caribenhos e percussões típicas de Cuba. Esta é uma obra de uma grande riqueza e sofisticação, que ilustra a influência da música cubana.
De Cuba (e dos Estados Unidos) parte-se para Portugal, mais concretamente para o Alentejo, com a Suite Alentejana n.º 1, de Luís de Freitas Branco. O compositor tinha um especial apreço por esta região, que chegou a definir como “a sua terra de eleição”, tendo, por isso, composto esta suite que recorre ao folclore alentejano. Esta primeira suite foi estreada pela Orquestra Sinfónica de Lisboa, a 8 de Fevereiro de 1920, no Teatro Politeama, sob a direção do pianista e compositor Vianna da Motta.
O final deste programa marca o regresso à América, mais precisamente ao México, com Danzón n.º 2, de Arturo Márquez, obra que resultou de uma encomenda da Universidade Autónoma do México e que vai beber ao danzón, uma dança tradicional cubana, mas que ficou mais popular no México.

PARCERIA ANQEP/CCB

23 abril 2016 | 14:00

M/6
tem lugares marcados
Enviar a um Amigo