C13 - Korngold e Shakespeare
DSCH – Schostakovich Ensemble

Filipe Pinto Ribeiro ©Rita Carmo

Filipe Pinto Ribeiro ©Rita Carmo

Jack Liebeck ©David Corfield

Philip Dukes

THOMAS CARROLL

Rosa Maria Barrantes ©Leonel de Castro

Katherine Broderick ©Andy Staple

Alexandra Raikhlina

DSCH – Schostakovich Ensemble
   Filipe Pinto-Ribeiro piano e direção artística
   Jack Liebeck violino
   Alexandra Raikhlina violino
   Philip Dukes viola
   Thomas Carroll violoncelo
   Rosa Maria Barrantes piano

   Katherine Broderick soprano


Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) 4 Shakespeare Songs, op. 31
1. Desdamona's Song
2. Under the Greenwood Tree
3. Blow, Blow, Thou Winter Wind
4. When Birds Do Sing

Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) 4 Peças para violino e piano, da música incidental para Muito Barulho por Nada de Shakespeare, op. 11
I. The Maiden in the Bridal Chamber
II. Dogberry and Verges. March of the Watch
III. Scene in the Garden
IV. Masquerade. Hornpipe

Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) Songs of the Clown, op. 29 | COM TEXTOS DE SHAKESPEARE
I. Come Away, Death
II. O Mistress Mine
III. Adieu, Good Man Devil
IV. Hey, Robin
V. For the Rain. It Raineth Every Day

Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) Quinteto para piano, dois violinos, viola e violoncelo, op. 15
I. Mäßiges Zeitmaß, mit schwungvoll blühendem Ausdruck
II. Adagio
III. Finale. Gemessen beinahe pathetisch - Allegro giocoso

Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) Mariettas Lied, da ópera Die tote Stadt, op. 12, para voz, piano e quarteto de cordas


O DSCH – Schostakovich Ensemble apresenta em estreia no festival Dias da Música o concerto Korngold e Shakespeare, dedicado em exclusivo à música de um dos mais precoces e geniais compositores da história, o austríaco Erich Wolfgang Korngold, que ficou famoso para o grande público pelo enorme êxito da sua música para os filmes de Hollywood nos anos 30 e 40 do séc. XX. Mas Korngold deixou-nos igualmente um grande e rico legado de música de câmara, música sinfónica, ópera.
Korngold foi um dos mais talentosos meninos-prodígio da história, muitas vezes comparado a Mozart e, desde a infância, reconhecido pelos maiores vultos musicais, como Gustav Mahler, Artur Schnabel, Richard Strauss, Giacomo Puccini... E desde a infância, Korngold adorava Shakespeare. Em 1918, com 20 anos, Korngold compõe o seu Opus 11, a música incidental para a comédia de Shakespeare Muito Barulho Por Nada, e obtém um sucesso considerável. Mais tarde, em 1934, o célebre produtor, encenador e realizador Max Reinhardt convida-o para a famosa versão cinematográfica de Sonho de uma Noite de Verão, primeiro projeto que leva Korngold aos EUA e que viria a ser o ponto de partida para sua brilhante carreira de compositor em Hollywood. Mais tarde, em 1937, Reinhardt desafia-o para escrever canções com textos de Shakespeare para a produção em Los Angeles de Shakespeare’s Women, Clowns and Songs e Korngold compõe dois belíssimos ciclos de canções, Songs of the Clown Op. 29 (com textos de Twelfth Night) e 4 Shakespeare Songs Op. 31 (com textos de Othello, As You Like It e King Lear). Korngold gostava especialmente do poema da 4.ª canção das Shakespeare Songs e tinha já inscrito os dois primeiros versos no Finale do seu Quarteto de Cordas Op. 16 composto em Viena. Da mesma época, o Quinteto com Piano Op. 15 é considerado uma das suas obras-primas e inclui no 2.º andamento um notável conjunto de variações sobre os inspirados Lieder des Abschieds Op. 14. O concerto encerra com a canção mais famosa de Korngold, e uma das árias mais gravadas do séc. XX, Marriettas Lied, da ópera Die tote Stadt Op. 12.
Para este concerto de estreia deste programa original, o pianista Filipe Pinto-Ribeiro, fundador e diretor artístico do DSCH – Schostakovich Ensemble, convoca um leque de músicos de excelência, como é o caso do violinistas Jack Liebeck e Alexandra Raikhlina, do violetista Philip Dukes, do violoncelista Thomas Carroll, da pianista Rosa Maria Barrantes e do soprano Katherine Broderick.

 

Produção | CCB


27 abril 2019 | 20:00
Sala Almada Negreiros
M/6
Duração estimada 70 min
Enviar a um Amigo