Este evento já decorreu.

C5-Rei Lear-A Partir da Tragédia de William Shakespeare

Rei Lear

Rei Lear

UMA ENCOMENDA DIAS DA MÚSICA EM BELÉM EM ESTREIA MUNDIAL

Álvaro Cunhal tradução
Alexandre Delgado e Sara Barros Leitão adaptação para cena

Alexandre Delgado música
Sara Barros Leitão encenação

Paulo Calatré Lear
Diana Sá Goneril
Teresa Arcanjo Regan
Sara Barros Leitão Cordélia
Rodrigo Santos Kent
Carlos Guilherme Bobo (tenor)

Toy Ensemble
Jed Barahal violoncelo
Pedro Teixeira oboé
Tiago Bento clarinete
Dário Ribeiro trompa
Christina Margotto piano

Ana Fernandes assistente de criação


Um clássico é o que fica quando o tempo passa, a obra que resiste aos anos, aos séculos, e que continua eternamente a ser lida, feita, interpretada. É frequente dizermos que os clássicos são actuais. São-no porque, independentemente do tempo, a obra actua em nós. Em mim, no outro, na sociedade, no colectivo.
Neste Lear não nos interessa o Rei. Também não nos interessam os motivos bélicos e muito menos a lógica patriarcal de quem manda ou é mandado, de quem casa e por isso existe. Neste Lear, interessa-nos os pais e os filhos. Os velhos e os novos. A solidão e a ambição sem coração. Interessa-nos a lealdade ou o amor incondicional de um homem por outro.
Neste Lear, Lear acha que é rei, mas isso não saberemos se é verdade ou imaginação senil. Neste Lear, Lear diz ter três filhas, mas, quem sabe se não são apenas actrizes a representar a sua ficção. Neste Lear, Lear é abandonado, e essa é a única certeza que temos.
Numa composição musical original sensível, Alexandre Delgado transporta-nos para um lugar interior, comum a todos nós, sobre o medo de sermos esquecidos, sobre o amor maior cujas palavras não servem.
Afinal, se tudo isto resistiu ao tempo, hoje fazemos Lear para nos lembrar de pensar primeiro no outro do que em nós. Para nos lembrar de ter tempo para a paciência e compaixão. - SARA BARROS LEITÃO

A encenadora escreve de acordo com o antigo acordo ortográfico

 

Produção | CCB


 
 
 

Apoios
27 Abril 2019 | 15:00
M/6
Duração estimada 60 min
Enviar a um Amigo